IMG 9764

Foi referente ao encerramento das atividades do 1º semestre, na disciplina “Fundamentos do Artigo Científico”

Na última segunda-feira (3), foi ministrada aula presencial, aos acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM-UEM) e do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PGA), pela professora Andressa Gonçalves Vidigal, na disciplina “Fundamentos do Artigo Científico”.

A aula foi referente ao encerramento das atividades do 1º semestre de 2023. As atividades incluíram discussões metodológicas e apresentações, pelos alunos, de manuscritos científicos que foram, sob a orientação da professora Andressa, redigidos pelos acadêmicos ao longo do semestre. Aos estudantes presentes, foi enfatizado a importância dos tópicos abordados na disciplina, bem como da redação científica, para o aprimoramento das atividades a serem desenvolvidas por professores e pesquisadores ao longo da carreira acadêmico-científica. Também enfatizou aos acadêmicos qiue qiuando forem utilizar facilitadores de Inteligência Artificial na redação de seus artigos científicos o façam de forma ética. Na oportunidade, a fim de facilitar a produção das redações, também foi ministrado prática de como utilizar de forma adequada e eficiente o software Zotero.

Doutora Andressa Gonçalves Vidigal: Em 7 de dezembro de 2021, Andressa concluiu seu PhD em Musicologia pela University of California, Davis (Doutorado em Musicologia), sob a orientação do Prof. Dr. Christopher Reynolds e da Profa. Dra. Beth Levy. Sua tese sobre mulheres compositoras francesas no contexto do fin-de-siècle se intitula: "Composing Women: Representations of Women in the Music of Augusta Holmès and Cécile Chaminade" (Compondo mulheres: representações de mulheres na música de Augusta Holmès e Cécile Chaminade). Desde 2015 até junho de 2021, Andressa tem ministrado aulas na University of California, Davis como Pós-Graduanda Assistente de Ensino (Graduate Teaching Assistant) das disciplinas de graduação em: História Social do Blues (HUM 2B), Breve Panorama da História da Música Ocidental (MUS 10), Introdução à Teoria da Música (MUS 3A), Musicais da Broadway (MUS 126), Introdução aos Jogos (CDM/ENL 072), Figurinos em Filmes (DRA 116/CTS 116), tendo sido contratada para esse cargo. Também trabalhou, no período de Outubro a Dezembro de 2018, como Pesquisadora Pós-Graduanda (Graduate Student Researcher), transcrevendo entrevistas e auxiliando o Prof. Dr. Juan Diego Diaz do Departamento de Música da University of California, Davis. Atualmente Andressa se tornou Prof. Visitante Voluntária pela UEM, lecionando a disciplina "Fundamentos do Artigo Científico".

Sobre: