5ecc2483 8057 4cc3 9fa3 aa4943c164cb

Com mais de 26 anos de funcionamento, o setor é referência na coleta, pasteurização e distribuição de leite materno

Nesta semana, o Banco de Leite Humano (BLH), do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), recebeu a doação de um aparelho de laserterapia portátil que será utilizado para acelerar o processo de cicatrização em traumas mamilares nas mães lactantes atendidas pela equipe.

A enfermeira Lívia Bassan explica que na amamentação grande parte do desmame precoce acontece devido às fissuras que podem acontecer durante o início do aleitamento. “As mães podem sentir dor e em alguns casos suspendemos a amamentação até que o machucado seja cicatrizado. Este aparelho, por auxiliar a regeneração da pele, vai acelerar este processo e consequentemente diminuir o índice de mulheres que deixam de amamentar seus filhos no peito”.

O equipamento já está sendo utilizado nas mães atendidas pelo BLH. O item foi doado por uma parceria entre o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), por meia da a vice-presidente, Miriam Scabora, juntamente com o Lions Clube de Maringá (Distrito L-6).

O BLH: Com mais de 26 anos de funcionamento, o Banco de Leite Humano do HUM é referência na coleta, pasteurização e distribuição de leite materno para uma região que abrange 115 municípios com mais de 1,6 milhões de habitantes. No último ano, foram coletados mais de 2,5 mil litros de leite, além disso, foram feitos quase 2 mil atendimentos individuais, 2.117doadoras captadas, 1.063 bebês receptores atendidos e realizadas 4.832 visitas domiciliares.