Capa Colação Umuarama 2

Foram entregues 133 diplomas de conclusão de curso aos formandos de 11 cursos de graduação

Galeria de fotos

Em mais uma solenidade, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou, às 19h, no Metropolitan Centro de Eventos, a colação de grau de 2022, do Câmpus Regional de Umuarama, onde foram entregues 133 diplomas de conclusão de curso aos formandos de 11 cursos de graduação.

Os certificados entregues contemplam os cursos de graduação de Administração Pública EaD (4), Agronomia (21), Engenharia Ambiental (12), Engenharia Civil (31), Engenharia de Alimentos (13), Letras EaD - polo de Cruzeiro do Oeste (1), Medicina Veterinária (32), Pedagogia EaD – polo de Cruzeiro do Oeste (2), polo de Umuarama (2), Tecnologia de Alimentos (2), Tecnologia em Construção Civil (10) e Tecnologia em Meio Ambiente (3).

 

Oradora Colação Umuarama 12784

 

Oradora geral dos neo graduados, Larissa Milena Girotto, do curso de Engenharia de Alimentos, agradeceu a honra estar representando todos os formandos da UEM, do Câmpus Regional de Umuarama, “e para expressar um pouco de nossa jornada até aqui, permitam-me usar uma metáfora: nosso guarda-roupas, pois, ao longo de nossa jornada acadêmica, uma vez que cada uma das pessoas que passaram em nossas vidas, professores e colegas, foram nos presenteando com novas peças” disse.

Segundo Larissa, “alguns, contribuíram com a vivacidade das cores, trazendo alegria e entusiasmo às atividades. Outros trouxeram a solidez dos tecidos clássicos, com seu conhecimento profundo e comprometimento. E assim, como as peças são selecionadas de acordo com a ocasião, também fomos nos moldando pelas diferentes etapas da nossa jornada acadêmica. Vestimos o traje do conhecimento teórico e prático, da criatividade e da inovação. Na organização, também foi necessário aprender a praticar o desapego, mas lembrando sempre que algumas peças nunca saem de moda, sendo elas a ética, a responsabilidade e o respeito, tão essenciais na busca pelo sucesso profissional’.

Ela garante, “a graduação marca o fim de um capítulo, mas é apenas o começo de novas aventuras. À medida que saímos deste ambiente acadêmico, somos impulsionados a continuar adicionando peças ao nosso guarda-roupas pessoal, atualizando-o constantemente, pois devemos zelar por nossas conquistas e pelo conhecimento adquirido. E hoje, abrimos este guarda-roupas e vestimos literalmente nossa melhor beca para celebrarmos não apenas a conclusão de um ciclo, mas a concretização de um guarda-roupas repleto de realizações, conquistas e muitos aprendizados”.

 

Vice Colação Umuarama 12820

 

A vice-reitora Gisele Mendes, descreveu o histórico dos câmpus regionais, “em 1986, a Universidade Estadual de Maringá começava a dar mostras de sua abrangência regional com a criação e a implantação dos câmpus regionais. Essa tendência ganhou consistência com a criação e a implantação do Câmpus Regional de Cianorte (1985), do Arenito, em Cidade Gaúcha (1988), do Noroeste, em Diamante do Norte (1990), de Goioerê, em 1991, de Umuarama, em 2002 e da folha mais novinha e mais verdinha desta árvore, o do vale do Ivaí, em Ivaiporã, em 2010. Umuarama representa um galho forte desta árvore, e não permitiremos que a natureza forte da universidade pública, gratuita e de excelência se seque ou pereça jamais”. 

 

Reitor Colação Umuarama 12859

 

O reitor Leandro Vanalli expressou seu sentimento, “a emoção me toca muito nesta noite, e nesse contexto, quero dizer a vocês recém formados, que a vitória de hoje chega as suas mãos devido ao esforço de vocês, nesse momento tão bonito. A vida da gente, ela vai sendo formada com ocasiões que são verdadeiros milagres, e quando olhamos para trás, percebemos como Deus é bom com a gente. Peço a ele para que todos tenham muito sucesso em sua nova caminhada e façam muitos amigos. Construam marcos em cada lugar que vocês porventura venham a trabalhar. Tenho certeza que a formação que receberam é a melhor, e vocês estão plenamente capacitados a serem excelentes profissionais, dando muito orgulho para nossa universidade por onde forem”.

Ao concluir, “a UEM, ela tem algo tão mágico, que a gente entra nela, e ela não sai da gente. Vocês não esquecerão de cada momento que viveram aqui, os bons momentos e aqueles que não foram tão bons, mas que serviram de desafios para que os preparassem para a grande caminhada da vida profissional. Façam a diferença assim como a UEM tem feito na vida de vocês”.

 

Paraninfo Colação Umuarama 12876

 

O professor e paraninfo geral, Felippe Martins Damaceno, afirmou que, “a perseverança juntamente com a determinação, levaram vocês a este momento importante de suas vidas, motivo de grande alegria e orgulho para todos nós. Me permitam apresentar cinco valiosas mensagens para acompanhar vocês pela vida, que acredito que possam ser úteis em algum momento: a vida é uma jornada e cada um de vocês têm o poder de moldar seu próprio destino. Não tenham medo de sonhar grande e seguir suas paixões; o sucesso é uma obra coletiva. Saibam reconhecer o valor e a importância das pessoas, mesmo aquelas que parecem invisíveis. Juntos, podemos alcançar muito mais do que poderíamos individualmente; o sucesso não se limita apenas ao desempenho acadêmico. Ao mergulharem no mundo real, vocês descobrirão que o verdadeiro sucesso está na capacidade de enfrentar desafios, adaptar-se às mudanças e contribuir significativamente para a sociedade; mantenham-se simples, independentemente do quão são reconhecidos ou poderosos possam ser. Dominem as técnicas, pois a profissão que escolheram exigirá isso de vocês, mas não se deslumbrem diante da vaidade, e lembrem-se de que a profissão de vocês deve sempre olhar o próximo com empatia e não se esqueçam da importância de aprender continuamente. O mundo está evoluindo rapidamente e desafiará vocês a se manterem atualizados, a serem inovadores, a serem criativos e a buscarem constantemente novas maneiras de melhorar e crescer. Acreditem sempre no sonho e na capacidade de vocês, porque eu acredito”.

Na cerimônia foi anunciado que a partir deste ano a UEM passará a emitir o “Diploma Digital”. Ao investir nessa inovação tecnológica, a Universidade promove a modernização de documentos acadêmicos, aliada às exigências da legislação educacional. O diploma pode ser baixado no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), no link “Diploma Digital”. 

 

Formados Colação Umuarama 1141

 

Ao final, o reitor renovou os cumprimentos aos graduados, que passaram a compor o rol dos 81.469  formados pela Universidade Estadual de Maringá. 

 

Presentes Colação Umuarama 12872

 

Estiveram presentes as seguintes autoridades: representando o prefeito Municipal de Umuarama, a secretária do Meio Ambiente, Fernanda Mantovani; o paraninfo da noite, Felippe Martins Damaceno; o diretor do Câmpus Regional de Umuarama, Olindo Savi; secretários municipais e membros do Poder Executivo de Maringá e região; membros do Poder Legislativo estadual e municipal; representantes do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão; coordenadores e coordenadoras dos Conselhos Acadêmicos dos cursos de graduação; membros do Conselho de Administração; diretores dos Centros de Ensino; demais autoridades civis e militares, autoridades eclesiásticas; pró-reitores da gestão 2022-2026; servidores docentes; agentes universitários; familiares; amigos; acompanhantes; estudantes e graduados.

  

Agenda das próximas solenidades de colação de grau da UEM, na região:

 

Câmpus Regional de Cianorte     

 

Data: 30 de junho (hoje) 

Local: Cianorte Clube 

 Horário: 19h

 

Galeria de fotos