napizerocarbono site

Iniciativa reúne UEM e instituições para promover desenvolvimento sustentável e o uso racional de energia

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero-Carbono (NAPI EZC) aprovado no início deste trimestre pelo Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária (FA), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e, publicado no Diário Oficial do Estado, terá um orçamento total de R$2,3 milhões para o financiamento do projeto, que reúne a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e outras instituições públicas paranaenses (UEL, Unicentro, UFPR, UTFPR e IFPR/Paranavaí), além de incubadoras de empresas, Parques Tecnológicos Industriais e empresas de base tecnológicas, com a finalidade de promover o desenvolvimento de produtos e processos incorporando a EZC.

O projeto busca agregar valor, reduzir custos e gerar renda. O NAPI EZC é uma iniciativa inovadora formada por intermédio de uma rede estadual que congrega pesquisadores, estudantes e empreendedores com olhares e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de base tecnológica e inovadora, pautado no uso de Energias Inteligentes.

De acordo com o coordenador geral do projeto NAPI EZC e professor do Departamento de Física da UEM, Ivair Aparecido dos Santos, "neste arranjo, a pesquisa, o ensino e a extensão devem atuar nos temas de interesse voltados ao desenvolvimento sustentável e uso de energias Inteligentes (com foco no uso racional e autogeração de energia)".

A proposta é criar e disseminar a cultura do empreendedorismo tecnológico dentro da Universidade, com base no desenvolvimento de soluções em geração/conversão de energia zero-carbono e sua integração às soluções práticas interligadas ao desenvolvimento de tecnologias e produtos inovadores por startups. Além disso, o NAPI EZ pretende criar mecanismos de intensificação da relação universidade-empresas de transferência direta de tecnologia e de estímulo à inovação em Energia Zero-Carbono e também da formação de recursos humanos qualificados e de forte viés empreendedor.

O investimento destinado à UEM para executar esse projeto será de R$ 994.200. Deste montante, 80% serão destinados, exclusivamente, ao financiamento de bolsas, contribuindo assim para a formação de profissionais/pesquisadores altamente qualificados. O NAPI EZC pretende ainda proporcionar a seu público-alvo (estudantes/empreendedores) uma formação acadêmica diferenciada, referente ao uso racional de energia, no contexto da introdução de práticas ESG em startups, "já que as bolsas estão disponíveis na UEM (oito para mestrado e 16 de iniciação tecnológica) e os editais serão lançados no próximo mês (julho), para início dos trabalhos dos bolsistas em agosto", reforçou Ivair dos Santos.

Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero-Carbono (NAPI EZC)

Visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do Paraná, pautando-se na busca da inovação científica e na promoção do empreendedorismo, no meio acadêmico.

Objetivos: Promover a pesquisa, o ensino, a extensão e o empreendedorismo no meio acadêmico e em sua esfera de influência.

Benefícios para os acadêmicos e pós-graduação da UEM: Possibilidade do recebimento de bolsas de mestrado e iniciação tecnológica.

Investimentos

Orçamento total aprovado para o financiamento deste projeto:

Valor Global: R$2.361.000.

Valor destinado ao NAPI EZC/UEM: R$ 994.200,00 executados, exclusivamente, pela UEM, sendo que, deste montante, 80% serão destinados, exclusivamente, ao financiamento de bolsas, contribuindo para a formação de profissionais/pesquisadores, além de formação acadêmica diferenciada no que se refere à inovação e ao empreendedorismo.

Coordenadores do NAPI/EZC:

Ivair Aparecido dos Santos – Coordenador Geral

Valdirlei Fernandes Freitas – Unicentro – Coordenador Local

Luiz Gustavo Davanse da Silveira – UFPR – Coordenador Local

Diogo Zampieri Montanher – UFPR – Coordenador Local

Eduardo Augusto Castelli Astrath – IFPR/Paranavaí – Coordenador Local

Alexandre Urbano – UEL – Coordenador Local

Equipe da UEM:

Ivair Aparecido dos Santos – DFI – Coordenador Geral

Luiz Fernando Cótica – DFI – Vice-Coordenador

Gustavo Sanguino Dias – DFI – Pesquisador

Eduardo Radovanovic – DQI – Pesquisador

Sandro Lautenchlager – DEC - Pesquisador

Sílvia Luciana Fávaro – DEM - Pesquisadora

Marcelo Farid Pereira – DCO - Pesquisador

Sobre:

ESG: Inicialmente é uma sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, intitulada Who Cares Wins. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.

Energia Zero-Carbono: Esse conceito está diretamente ligado à transformação de diversas formas de energia em energia elétrica, mas sem a emissão de gases à base de carbono, como CFCs e dióxido de carbono. Zero-Carbono significa que nenhuma emissão de carbono está sendo produzida a partir de um produto ou serviço (por exemplo, um parque eólico gerando energia elétrica ou uma bateria fornecendo eletricidade a um dispositivo).