Professoras queijos

Duas professoras ajudaram na escolha dos melhores produtos em Prêmio com mais de 300 inscritos

Foto cedida por Grasiele Madrona

As professoras Grasiele Scamaral Madrona, do Departamento de Engenharia de Alimentos (DAL), e Magali Soares dos Santos Pozza, do Departamento de Zootecnia (DZO), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participaram, como juradas, da etapa final da 1ª Edição do Prêmio Queijos do Paraná, encerrada no início deste mês.

Com 323 inscritos, o evento revelou ao público os melhores queijos do estado em um evento realizado no Museu Oscar Niemeyer (MON), na cidade de Curitiba. Além da avaliação, o evento contou com uma vasta programação ao longo do dia com minicursos e palestras.

O Prêmio Queijos do Paraná foi promovido por um comitê gestor formado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR - Iapar - Emater), Sistema Faep/Senar, Sebrae-PR e Sindileite-PR, com apoio de 28 entidades.  O objetivo foi divulgar os queijos produzidos em nosso estado, seja de forma artesanal ou industrial, e, dessa forma, fortalecer ainda mais essa cadeia produtiva tão importante para o Paraná.

O julgamento se deu em três fases. Na primeira delas, os jurados analisaram os queijos a partir de critérios técnicos e sensoriais, de acordo com a categoria em que cada um se inscreveu. Para isso, cada jurado participou de um curso de formação, promovido pelo próprio Prêmio Queijos do Paraná. Nesta etapa, os participantes concorreram consigo mesmo: eles receberam pontos, que variavam de 0 a 20. Os que obtiveram 14 pontos ganharam a medalha de bronze; quem atingiu 16, garantiu a de prata e 18 pontos conquistou a de ouro.

Na segunda fase, os queijos premiados com o ouro passaram por uma nova avaliação, em que os jurados avaliaram se eles mereciam ser condecorados com a medalha super ouro e qualificados à fase final. Nesta etapa, realizada no Auditório do MON, os 10 super ouro foram submetidos a um novo julgamento, feito por 10 jurados. O júri provou um dos queijos por vez, atribuindo a nota na hora. Além disso, cada jurado foi destacado para defender um dos concorrentes, falando sobre as qualidades do produto.

Os vencedores poderão ostentar os selos das medalhas nas embalagens de seus produtos. Os inscritos são provenientes de todas as regiões do estado e concorreram em 16 categorias. A categoria com maior número de concorrentes é a que reuniu queijos tipo minas artesanal ou colonial, que somou 72 concorrentes. A categoria de criações especiais, como os queijos aromatizados ou condimentados com outros ingredientes, como doces, ervas ou café, teve 57 inscritos. Outros 47 produtos participaram na categoria para similares à muçarela ou cacciocavalo. Os outros participantes se dividiram entre as demais categorias.