Cristovão Grilo e Hélio Conte

Atuando em áreas diferentes, eles possuem mais de 20 anos de carreira e fazem aniversário na mesma semana

Três servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão se aposentando na mesma semana, a partir de ontem (14), de forma compulsória, por completarem 75 anos. Cristovão Trurrilo Grilo, Hélio Conte e Ronaldo Theotonio Ramos Toscano De Brito passam a compor os 11 funcionários que encerraram suas atividades na instituição em decorrência da Lei Complementar Nº 152.

Nascido em 15 de junho de 1948, Cristovão Grilo iniciou a carreira na UEM em 2 de julho de 2002. Com a função de auxiliar operacional do Parque Ecológico (PQE), seus anos foram dedicados à manutenção dos jardins, varrição, limpeza de lixeiras, de formigueiros e de focos de acúmulos de água. 

Em 2010, Grilo passou por uma cirurgia de retirada de um tumor na garganta e, por conta disso, perdeu suas cordas vocais. Mesmo com as dificuldades em decorrência da operação, isso não o impediu de continuar trabalhando no que gosta e se destacar nos cuidados em prol da eliminação de focos da dengue. Ele guarda sete cadernos em que registrou suas atividades diárias desde a cirurgia até o último dia que permaneceu na UEM (ontem). 

“Sempre fui feliz e sempre faço o que posso. Gostava de trabalhar no vestibular, trabalhei uns três anos só no vestibular. O meu trabalho sempre foi na UEM inteira, sempre fiz horas extras de sábado. Quando entrei na universidade tinha acabado a greve de seis meses. Por dois meses vinha todos os dias, sábados, domingos e feriados”, conta o servidor do PQE.  

WhatsApp Image 2023 06 14 at 17.40.18

A reitora em exercício Gisele Mendes saudou Cristovão Grilo por todo o seu trabalho, além de entregar lembranças da universidade

Comemorando aniversário ontem (14), Ronaldo Theotonio De Brito é médico radiologista na Clínica Médica (CME) do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Ele trabalha na instituição desde 3 de março de 1997. Nossa equipe tentou obter mais informações sobre o servidor e a trajetória dele na UEM, mas não conseguiu.

Completando 75 anos no próximo domingo (18), Hélio Conte é professor do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC), no Centro de Ciências Biológicas (CCB). Seu trabalho começou em primeiro de março de 1969 como professor da rede pública do estado do Paraná. Na UEM, o cargo como professor adjunto teve início em 9 de março de 1987. A partir de 2005, ele assumiu o cargo de professor associado nível C, que manteve até o último dia de serviço. 

Conte é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Zoologia de Invertebrados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutor em Biologia Celular e Molecular também pela Unesp. Ele tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular, atuando nas linhas de pesquisa: Morfologia e Ultraestrutura e Controle Biológico de Insetos das ordens: Lepidotera, Hymenoptera, Diptera, Coleoptera e Hemíptera. Além disso, desenvolve trabalhos com Diatraea sccharalis, conhecida como broca da cana-de-açúcar, e insetos das ordens citadas anteriormente.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)