Viviane de Oliveira Vice Campeã Brasileira

Mestre em Biotecnologia Ambiental pela UEM, ela trabalha como gerente administrativa na área da saúde

No último fim de semana, a aluna e atleta Viviane Fátima de Oliveira, 40, do Projeto de Karatê-Dô, tradicional do Centro de Excelência em Atividades Físicas (Ceaf), do Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), conquistou o título de vice-campeã na categoria Kata Master Aspirantes. A conquista ocorreu no XXIII Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan JKA, disputado na Arena Carioca 1, da Cidade Olímpica no Rio de Janeiro. 

Viviane é bióloga de formação e mestre em Biotecnologia Ambiental pela UEM. Trabalha como gerente administrativa na área da saúde. Ela é mãe de um menino de 11 anos, que também é carateca, e começou a treinar justamente por esse motivo, para acompanhar o filho. 

Para o Sensei (palavra em japonês usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou mestre) Marcelo Alessandro Pereira, “Viviane foi atleta de natação por 10 anos quando criança, o que colaborou no seu rápido desenvolvimento nos treinamentos de Karatê; ela começou a praticar com 38 anos de idade, desde então se dedica ao máximo nos treinos”. 

Oliveira diz que quando iniciou a prática do Karatê, não imaginava, na idade dela, “viver isso, mas aí veio o primeiro campeonato, mesmo na faixa branca, no Paranaense do ano passado, onde fui campeã de Kata Equipe na Copa dos Campeões”. 

Ainda conforme ela, “participar de um Campeonato Brasileiro foi muito motivador para continuar a praticar, pois observamos o quanto faz bem para o corpo e a mente. Esse Campeonato Brasileiro foi de muito aprendizado e mesmo sendo vice-campeã aprendi muito. Espero poder trilhar nesse caminho do Karatê por muitos e muitos anos, me dedicando, treinando com foco, para sempre melhorar, em busca de melhores resultados” afirma. 

Seu filho também participou do campeonato brasileiro, conquistando o 7º lugar no Kata Aspirantes (categoria 11-12 anos).