curso cihdott

Evento acontece no auditório do Hospital Universitário e contará com palestras de profissionais com experiência na área

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Universitário de Maringá (HUM) em parceria com a Organização de Procura de Órgãos de Maringá (OPO) realizarão nos dias 26 e 27 de maio o curso de capacitação para médicos e profissionais da saúde que atuam nas OPOs com o tema “Desafios Médicos da Atualidade: A Comunicação e os Cuidados no Fim da Vida”.

O objetivo é sensibilizar e capacitar equipe médica para atuar no acolhimento familiar e comunicação de más noticias. O evento acontece no auditório do HUM e contará com palestras de profissionais com expertise na área. Ao todo serão 8 horas de duração e todos os participantes receberão certificado emitido pela Diretoria de Extensão (DEX) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Segundo Rosane Almeida de Freitas, enfermeira coordenadora da CIHDOTT, a comunicação é uma ferramenta fundamental e indispensável para a relação entre profissionais de saúde, pacientes e familiares. Ela destaque que uma comunicação efetiva traz credibilidade e confiabilidade ao processo de cuidado.

“A comunicação de situações críticas faz parte da rotina do médico, seja na definição de diagnóstico grave, tratamentos, procedimentos ou cuidados paliativos. Considerando a importância desse tema e buscando cada vez mais o atendimento humanizado houve o interesse em trazer este assunto para discussão e troca de experiências”, afirma Rosane.

A iniciativa conta com o apoio da Central Estadual de Transplantes do Paraná, 15ª Regional de Saúde de Maringá, Hospital Universitário de Maringá (HUM), Hub Connect Health e Sociedade Médica de Maringá. Para fazer sua inscrição clique aqui