2023 05 24 INFLUEM 5350

Objetivo é influenciar, por meio de podcasts, jovens e adolescentes a ingressarem na universidade

Galeria de fotos

Foi apresentado hoje (24), no auditório dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a presença do reitor Leandro Vanalli e da vice-reitora Gisele Mendes, o projeto de extensão 'influem", do curso de Comunicação e Multimeios, organizado pela acadêmica Mariana Parma e orientado pelo professor Flávio Rodrigues de Oliveira e coordenado pelo também professor Tiago Franklin Rodrigues Lucena.

Primeira fase

O objetivo do projeto, em sua primeira fase, é influenciar, por meio de podcasts e criadores de conteúdo da UEM, jovens e adolescentes a ingressarem na universidade. Além disso, pretende incentivar pessoas já graduadas e presentes na instituição a olhar os meios de comunicação como uma oportunidade de potencializar seu conhecimento e abrir portas para novas oportunidades de trabalho.

As gravações dos programas são realizadas no estúdio da UEM FM. Os episódios vão ao ar sempre às quintas-feiras, às 18h, que podem ser ouvidos pelo Spotify, um serviço de streaming de música, podcast e vídeo. Toda semana será apresentado um novo conteúdo, com a participação dos influenciadores da UEM.

Bia França, influenciadora e acadêmica do segundo ano do curso de Música na UEM, participou de um podcast e comentou “foi muito legal, uma experiência diferente, eu acho que é uma forma de influenciar, pois tem muita gente que não sabia que tinha curso de Música aqui, como que é, e eu acabo respondendo ali, eu acho muito interessante, uma ideia muito boa”.

Laura Oliveira, também influenciadora e estudante do quinto ano de Direito, considera o projeto muito importante, “principalmente levando em consideração as escolas públicas, porque traz a impressão, visto de fora, que a UEM é uma coisa muito fechada e para pessoas específicas, então ter esse trabalho de divulgação faz com que o aluno se veja dentro da universidade, eu acho isso essencial”.

Já foram divulgados alguns programas com os seguintes temas e convidados:

1. Moda – com Rafaela Toro e Maynara VilasBoas

2. Direito e movimentos estudantis – com Lucas Oliver e Nat Manganotti

3. Música – com Lucas Zago e Bia França

4. Artes cênicas e criação de conteúdo – com Wini Fabris

5. Arte e criação de conteúdo – com Nicolas Lopes

6. O que é Influem? – com o professor Flávio Rodrigues, coordenador-adjunto do projeto Influem

A divulgação será feita pelo perfil da UEM Oficial por meio da notícia, bem como post feito no perfil da idealizadora do projeto; os convidados serão divulgados semanalmente no perfil da rádio UEM FM.

Segunda fase

Agora, o projeto em sua segunda fase tem como objetivo convidar os influenciadores da instituição a divulgar o Vestibular de Inverno da UEM 2023.

Segundo o professor Tiago Franklin Rodrigues Lucena, do curso de Comunicação e Multimeios, “a gente percebe que o público alvo do vestibular são jovens de 16 até 21 anos e majoritariamente são aqueles que vão fazer [o concurso] pela primeira vez”. Conforme ele, “dificilmente esse público assiste tv, porque eles têm um consumo diferente; eles estão em muita rede social. Então, para atingi-los é necessário um mediador, que são os influenciadores, jovens aqui da UEM, egressos ou estudantes, que vão ajudar a fazer essa divulgação para eles. E é por isso que a gente vai estar se valendo deles hoje, para explicar o projeto, falar dos desafios, dos pontos importantes, para divulgar o vestibular, e contamos com a colaboração deles”. Lucena explicou que o objetivo principal é, sob o ponto de vista da comunicação, aumentar o número de inscritos.

O reitor Leandro Vanalli disse que ficou muito feliz e honrado com o trabalho dos influenciadores e que eles têm feito um excelente trabalho em prol da divulgação da UEM. Trabalho este que vem ao encontro do que propõe a atual gestão da universidade, de forma a estabelecer um amplo contato também com a comunidade externa.

A vice-reitora Gisele Mendes lembrou que “as pessoas estão buscando novos caminhos depois da pandemia, para se tornarem profissionais de maneira mais rápida, e, nós, para isso, também temos que nos atualizar, oferecer novas formas também de ingresso na universidade. E facilitar um pouco o vestibular é uma delas”.

Também estiveram presentes na cerimônia a coordenadora geral do Escritório de Projetos e Processos (EPP) da UEM, Gislaine Camila Lapasini Leal; o assessor de Comunicação Social, Paulo Pupim; o coordenador da UEM FM, Marcelo Henrique Galdioli; o professor Flávio Rodrigues de Oliveira (Departamento de Pedagogia/DPD em Cianorte, coordenador-adjunto do projeto de extensão; o jornalista André Scarate; o coordenador de Promoção e Relações Públicas, Francisco Alencar; a assessora Especial de Cerimonial e Protocolo da UEM, Gisele Moraes e Silva, além de outros convidados.