IMG 0657

Ação acontece simultaneamente em vários países; OMS alerta sobre alto índice de depressão pós-parto

Equipe de ginecologia e obstetrícia, do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), está participando da campanha Maio Furta-Cor, que acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países e tem como objetivo conscientizar e sensibilizar toda a população sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

As ações desempenhadas pela equipe buscam ressaltar a importância do tema entre os profissionais do hospital, principalmente naqueles que prestam assistência direta às gestantes. Para isso, foi instalado um mural com cartazes no corretor central do hospital. Também acontecerá, no dia 1º de junho, a exibição do filme “Tully” sobre saúde mental materna e discussão com a psicóloga perinatal Bruna Dantas, no auditório do HUM.

A campanha

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão pós-parto atinge cerca de 15% das puérperas nos países desenvolvidos, e 19% nos países em desenvolvimento. Para ampliar o olhar sobre esta população, a Secretaria estadual da Saúde (Sesa), por meio da Linha de Cuidado Materno Infantil e de Saúde Mental, planeja e desenvolve ações de promoção e cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Além de capacitações ligadas a especialização dos profissionais, como a bolsa de pós-graduação de enfermagem obstétrica, ofertada pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), já está em desenvolvimento um volume especial da Linha Guia voltado exclusivamente à Saúde Materna.

Outra importante ferramenta de promoção da Saúde Mental Materna é o plano de parto. Ele pode ser utilizado pela equipe de saúde para melhorar a experiência de parto e nascimento, além da prevenção de violências no ciclo gravídico e puerperal e condição de risco para eventos de depressão perinatal.