Abertura Expoinga 9525

Ele falou das novidades que o Estado está trazendo para a instituição e que somam quase 60 milhões de reais

Galeria de fotos

O reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recepcionaram, hoje (5), o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Marcos Pelegrina, no estande institucional da UEM, localizado no Pavilhão Azul, do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, na abertura oficial da 49ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2023.

O coordenador da Seti, Marcos Pelegrina, falou das novidades que o Estado está trazendo para a instituição, com editais que serão lançados em breve, e que somam quase 60 milhões de reais: “esse investimento é para fortalecer o ensino superior, a pós-graduação, fortalecer as ações de extensão, o programa pró-ciência estudantil e a preocupação com a permanência de nossos estudantes em nossas universidades”, comentou.

Ele falou de maneira especial de outro investimento que também será anunciado, no valor de 20 milhões, para a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). Conforme o coordenador, “é uma estratégia onde o governo, universidade, em conjunto com o setor produtivo da região e as empresas que querem trabalhar com pesquisa, vão poder se usufruir desses recursos, utilizando a UEM, seus pesquisadores e laboratórios para desenvolver novas soluções e produtos para o progresso”.

Segue abaixo a tabela com os valores:

Ageuni: R$ 20.000.000.

O objetivo é de apoiar o desenvolvimento de projetos de cooperação entre empresas, cooperativas, startups, municípios, organizações da sociedade civil localizadas no Paraná, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), articuladas pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e suas Fundações de Apoio para atividades de pesquisa e desenvolvimento por meio da celebração de convênios por prazo determinado.

Programa de Formação do Aluno Empreendedor (PAE): R$ 15.000.000.

Apoiar financeiramente a formação de alunos do ensino superior com perfil de pesquisador e empreendedor, priorizando a demanda social e diminuindo a evasão escolar; o cumprimento do objetivo geral será alcançado por meio de políticas públicas de assistência estudantil e incentivando a participação em atividades extensionistas, cursos, atividades em Educação a Distância (EaD) e demais atividades correlatas.

Programa de Fomento à Pós-graduação (PPG): R$ 4.600.000.

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) – PDPG destina-se a proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos e para a produção e o aprofundamento do conhecimento nos cursos de pós-graduação stricto sensu mantidos pelas IEES, envolvendo:

1. Apoio às atividades inovadoras dos programas de pós-graduação (PPGs), voltadas para o seu desenvolvimento acadêmico, visando oferecer formação cada vez mais qualificada e diversificada aos estudantes de pós-graduação e pesquisadores em estágio pós-doutoral;

2. Utilização dos recursos disponíveis no custeio das atividades científico-acadêmicas relacionadas à titulação de mestres e doutores e ao estágio pós-doutoral;

3. O apoio ao desenvolvimento dos trabalhos de planejamento e de execução da política institucional de pós-graduação.

Programa de Fomento à Curricularização da Extensão (PCE): R$ 4.600.000.

Fomentar a integração das atividades de extensão aos currículos dos cursos de graduação, de forma a promover uma formação mais ampla e qualificada dos estudantes.

Isso significa que as atividades de extensão, como projetos de intervenção social, culturais, científicos, tecnológicos e de empreendedorismo, com esse fomento, permitem aos estudantes maior oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades e competências essenciais para a vida profissional e cidadã.

Laboratório Multiusuário (em fase de confecção): R$ 4.600.000.

Em fase de confecção.

Programa Universidade sem Fronteiras (resultado): R$ 4.600.000.

O Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” (USF/Seti) têm em vista contribuir com o cumprimento da função social das Instituições de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, por meio de parcerias com a sociedade civil organizada, visando à implementação de políticas públicas voltadas ao seu desenvolvimento socioeconômico e cultural.

As ações da USF/Seti visam ao desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, da capacitação e da produção científica e tecnológica, cultural e social, voltadas para a inovação e melhoria da qualidade de vida da população paranaense.

Total: R$ 53.400.000.