WhatsApp Image 2023 05 05 at 21.06.50

São 42 vagas destinadas para as universidades estaduais; UEM está ofertando 6 vagas para cursos de graduação

Foto: Leornado Bettinelli / Agência Estadual de Notícias do Paraná

Neste domingo (7) e segunda-feira (8), ocorre o 22° Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná 2023. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está ofertando seis vagas e a Comissão Universidade para os Índios (CUIA/UEM) é responsável por coordenar o processo seletivo no polo da cidade de Manoel Ribas, que será realizado no Centro Estadual de Educação (CEEP).

Seguindo em rodízio entre as Instituições de Ensino Superior (IES), este ano o vestibular será organizado pela Universidade do Centro-Oeste (Unicentro), com a participação das demais universidades estaduais do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo são 52 vagas a serem preenchidas, entre as universidades estaduais de: Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar) e Unicentro; e dez vagas pela UFPR.

Contando com 710 indígenas inscritos, as provas deste processo seletivo ocorrerão em sete polos, nos municípios de Curitiba, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Londrina, Cornélio Procópio e Santa Helena.

Organização para realização das provas

A recomendação é que os candidatos verifiquem/confirmem o endereço do polo com antecedência e compareça no local com, no mínimo, uma hora antes do início da prova. Serão repassadas recomendações mais detalhadas nos locais de aplicação, mas todos devem ingressar nas salas para a realização das provas com 20 minutos de antecedência, a fim de ouvir a leitura das instruções.

No primeiro dia (7), os candidatos passarão por uma prova oral de língua portuguesa com 15 minutos de duração. O horário é das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Já no segundo dia (8), os candidatos farão uma prova objetiva, com questões de língua portuguesa (interpretação de textos), matemática, biologia, física, química, história, geografia e línguas estrangeiras e indígenas (inglês, espanhol, Guarani ou Kaingang), além de uma redação discursiva. O horário é das 13h às 18h.

Documento e Materiais de uso pessoal: Para a realização das provas, os candidatos devem levar lápis, apontador, caneta esferográfica transparente com escrita grossa de tinta preta e borracha, os quais não poderão conter quaisquer tipos de informação, e apresentar o original do documento oficial de identidade com foto recente.

Resultado: O gabarito provisório será divulgado na terça-feira (9), neste endereço eletrônico. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 31 de maio, no mesmo site. Outras informações estão disponíveis no edital deste processo seletivo e no menu do candidato.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)