WhatsApp Image 2023 05 04 at 14.00.30

Participação se deu ao lado de outras autoridades da região em evento sediado pela Prefeitura de Maringá

A vice-reitora, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes, participou de uma reunião, nesta quinta-feira (04), na Prefeitura Municipal de Maringá, com o secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel (PSD). O objetivo do encontro foi apresentar ao secretário as ações em inovação dos órgãos representantes da sociedade civil.

De acordo com Gisele Mendes, durante a reunião foi solicitado para as autoridades presentes que falassem sobre as iniciativas em inovação e tecnologia que estão sendo realizadas nas instituições que eles representam. A vice-reitora destacou a implementação, na UEM, da Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná (Ageuni), um programa lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superor (Seti).

As unidades da Ageuni pretendem estimular o crescimento econômico e social, utilizando os conhecimentos gerados pelas universidades. Em 1º de abril, o comitê gestor regional da UEM, responsável pela gestão do programa, tomou posse, em cerimônia realizada com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona.

Além disso, a deputada estadual Maria Victoria (PP), que também participou do evento, reforçou a importância de parcerias com instituições de ensino superior. As universidades públicas do Paraná são fundamentais para o conhecimento ser produzido em torno da inovação, ciência e tecnologia.

Estavam presentes o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD); o vice-prefeito, Edson Scabora (MBD); o secretário de Estado de Comunicação, Cleber Mata; o prefeito de Iguaraçu, Eliseu da Farmácia (Patriota); o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça (PP); a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Jeane Nogaroli; secretários municipais e representantes do setor de inovação e tecnologia da cidade, além de Gisele Mendes e da deputada estadual Maria Victoria. Ainda pela UEM, também participaram do evento o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani; a diretora do Centro de CIências Agrárias (CCA), Adriana Pinto; a assessora de Inovação, professora Keila de Souza Silva; e a professora aposentada do Departamento de Informática, Itana Gimenes.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)