2022 05 06 Expoinga EDUEM 1677 A

Evento organizado pela Sociedade Rural de Maringá ocorre entre os dias 4 a 14 de maio na cidade

A partir de hoje (4), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) participa, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, da 49ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2023, que neste ano, tem como tema “O Agro em Movimento”. O evento, organizado pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), ocorre entre os dias 4 a 14 de maio, oficialmente a abertura será realizada amanhã (5), às 16h, com a participação de várias autoridades. 

A UEM contará com profissionais de várias áreas do conhecimento, docentes, técnicos-administrativos e estudantes, todos ligados à instituição, que darão apoio à realização do evento. 

Segundo o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a participação na Expoingá em vários espaços é fundamental para mostrar ao público em geral a relevância da instituição como geradora de conhecimento e de capacitação de profissionais ao mercado de trabalho, muitos dos quais líderes em suas áreas de atuação. Conforme Vanalli, a presença da universidade neste evento é uma maneira da Universidade, que é pública e gratuita, mostrar à sociedade o que se produz em ciência e inovação tecnológica, como retorno aos impostos pagos pelos cidadãos. O reitor enaltece o fato de que as diversas atividades da instituição na feira é fruto do trabalho realizado pelos professores, agentes universitários e estudantes, envolvendo especialmente a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e da Sociedade Rural de Maringá (SRM).

 

MANNA GRUPO

 

Nos dias 6 e 7 de maio, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Manna Team, da UEM, realiza, na Expoingá, dois eventos focados em inovação, envolvendo tecnologias exponenciais e educação 5.0: o MannaAgro BootCampo, para estudantes, e o MannaGaláxias BootCampo, para professores e pesquisadores, ambos no Centro de Eventos II do parque. 

Entre as palestras que serão realizadas, no dia 11 de maio (quinta-feira), o professor do Departamento de Agronomia (DAG/UEM), Marcelo Batista, realizará uma palestra com o tema “Manejo de solos para grandes culturas”, a partir das 9h, no Centro de Eventos II. 

O objetivo desta palestra é apresentar aos produtores técnicas agronômicas sustentáveis e eficientes para atingir maiores produtividades que as médias atuais registradas pelo município, estado e país. "O solo é um componente importante no processo produtivo das lavouras. Os solos tropicais em sua grande maioria são ácidos e pobres em nutrientes, sendo necessário a correção (uso de calcário) e o uso de fertilizantes (sólidos e líquidos) para se obter boas produtividades. Porém, o mais importante não é apenas o uso destas tecnologias (fertilizantes), mas sim o manejo adequado delas, sabendo a fonte, época e o local certo (manejo de nutrientes 4C)", de acordo com o pesquisador.

O slogan da 49º Expoingá “O Agro em Movimento” aponta que a agricultura tem um papel importante no país, tanto no interior como nas capitais. 

 

 BANCO DE LEITE

 

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) participa mais uma vez da Expoingá. Desta vez o tema do seu espaço será os 35 anos que o hospital irá completar em outubro, que resgata um pouco da sua história com exposição de fotografias.

Além disso, será montada toda a estrutura que compõe as UTI’s Neonatal e Pediátrica, para que os visitantes possam entender como funcionam estes setores importantes e que são referência para toda a região noroeste do Paraná.

No Pavilhão Azul, terá alguns dos serviços prestados no HUM, como o Banco de Leite Humano, parto humanizado, núcleo de vigilância epidemiológica, entre outros. Contando também com projetos realizados por estudantes dos cursos da área de saúde, como o Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) e Hospital de Ursinhos.

O Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do HUM, estará presente, a fim de fazer algumas orientações, esclarecer as dúvidas, sensibilizar e conscientizar os visitantes sobre o processo da doação de sangue e cadastro para a doação de medula óssea.

 

2022 05 13 Expoinga Lancamento da UMDT 8193

 

O Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM), se une ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) e o Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) para levar novidades para a exposição.

Segundo um dos organizadores da participação do Mudi na Feira, o professor Marcílio Hubner de Miranda Neto, como o evento está cada vez mais urbano, diferente do que era antigamente, “a ideia é ocupar o espaço ocioso do parque e torná-lo mais educativo para a comunidade”. 

Para dar conta disso, o Centro de Ciências da UEM vai levar cerca de 60 projetos, que vão se revezar em uma grande área. Alguns, porém, serão atrações fixas durante todo o evento e vão dar apoio a organizações como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). A área em que atua o centro ganhou o nome de “Agromuseu”. 

Além dessas atrações, a instituição contará com a apresentação de vários trabalhos, projetos e pesquisas que serão mostrados para a apreciação e conhecimento da comunidade.    

A participação da universidade na Expoingá 2023 se dará nos seguintes espaços e com as seguintes demandas:

 

Pavilhão Branco: Maringá do passado ao presente 

- Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi); 

- Museu da Bacia do Paraná; 

- Centro de Ciências Agrárias (CCA); 

- Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia); 

- Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e Hemocentro Regional de Maringá. 

 

Pavilhão Azul, da Indústria e Comércio 

Nesse pavilhão vai ficar o estande institucional da UEM com: 

- Apresentação de projetos desenvolvidos pela UEM e em parcerias com outras instituições (as apresentações acontecerão em 3 mesas); 

- Participação da Comissão de Vestibular Unificado (CVU/UEM) junto com a Pró-Reitoria de Ensino (PEN/UEM); 

- Sala de reuniões para a gestão itinerante; 

- Participação das Empresas Juniores (EJs); 

- Assessoria de Imprensa (ASC/UEM); 

- Espaço para descanso, com puffs e tomadas para recarga de celulares.