visao do apicultor coletando mel e cera de abelha

Podem participar graduados em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, áreas afins e com mestrado na área de abelhas

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está disponibilizando uma bolsa de doutorado em parceria com a startup “Integrações Sustentáveis com Abelhas” (Integrapis). Esse benefício é concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e será destinado a um projeto de apicultura intitulado "Seleção, melhoramento e inseminação instrumental de rainhas em acasalamentos direcionados por marcadores moleculares".

A proposta da UEM foi desenvolvida para atender à Chamada Pública CNPq nº 68/2022, e inclui outros projetos em parceria com empresas de diferentes setores. A pesquisa será coordenada pelo professor do PPZ/UEM, Vagner de Alencar Arnaut de Toledo, que possui pós-doutorado em Apicultura.

Os interessados em se candidatar têm até 8 de maio para se inscreverem pelo site do PPZ. Podem participar pessoas com graduação em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, áreas afins e com mestrado na área de abelhas.

Arnaut afirma que “este processo visa selecionar alunos para entrar na pós-graduação em Zootecnia já com uma bolsa de estudos em nível de doutorado por até 48 meses e atrelado a um projeto, vinculado a uma empresa para desenvolver e/ou utilizar tecnologias apícolas para baratear custos e/ou aumento de produção”.

O professor ressalta ainda que “a avaliação, seleção e melhoramento com uso da técnica de inseminação instrumental é necessária para se obter rainhas fecundadas, filhas de matrizes e zangões geneticamente selecionados através de acasalamentos direcionados, tornando este caminho mais eficiente para obter melhores desempenhos nas colônias para a produção. Desta forma, a produção de rainhas de Apis mellifera* selecionadas e inseminadas instrumentalmente em acasalamentos controlados, permitirá ganhos de produtividade e desenvolvimento da apicultura nacional”.

Para mais informações sobre a Integrapis e o projeto de apicultura, acesse este link.

*Apis mellifera: Nome científico da espécie de abelha mais utilizada pelo homem para a produção de mel e polinização de culturas agrícolas. É conhecida por sua capacidade de ferroar como forma de defesa. Se divide em várias raças, como italiana, carnica, africana, entre outras. No Brasil é denominada africanizada por ser uma raça híbrida entre a raça africana e as raças europeias. Também é popularmente conhecida como abelha de mel, abelha melífera, abelha europa, entre outros.