Visita TI IESPR

Reunião desta manhã, na sala da vice-reitoria, foi com profissionais da IES do Paraná e do NPD do câmpus-sede

Galeria de Fotos

O Núcleo de Processamentos de Dados (NPD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), junto com profissionais de Tecnologia da Informação (TI), se reuniu hoje (13), às 9h, no Gabinete da Reitoria, com gestores da área das universidades do Paraná.

O evento é promovido pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e tem como proposta a ampliação do debate, como por exemplo, a integração e a colaboração entre os setores.

A reunião integra uma série de encontros de representantes do Fórum de Gestores de TI das IES. Todos os meses, os gestores participam de discussões virtuais e, duas vezes ao ano, há reuniões presenciais nas universidades com o intuito de explorar os ambientes, estrutura e modos de operação dos órgãos de TI.

O encontro também teve enfoque na identificação dos pontos de convergências, que permitem a construção de resoluções interligadas, para os desafios da área de TI, nas instituições públicas.

Pela manhã, os gestores foram recepcionados pela vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, que deu as boas vindas à equipe de TIs. Para ela, "essa reunião é interessante, porque proporciona a interação da área tecnológica com os profissionais de TI de outras instituições".

O diretor do NPD/UEM, Helcio Prado, disse que "o encontro é mais uma oportunidade para facilitar a integração entre os profissionais da área".

Em seguida, a equipe das IES conheceu os setores do NPD, que integram as Divisões de Desenvolvimento, de Infraestrutura e Redes, além de visitarem os ambientes de TI da Universidade, entre outras atividades.

O Fórum é coordenado por Luiz Gustavo Barros, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) juntamente com o assessor de TI da UEL, Wellington Cardador, e tem como membros os representantes das demais universidades estaduais: Christiano J. Pilger de Brito (Unioeste), Edson Gardin (Unicentro), Maike dos Santos (Unespar), Helcio do Prado e Walter Marcondes Filho (UEM). Também participaram desta reunião: Ademir Moribe(pró-reitor PAD/UEM), Maurício Reinert do Nascimento (pró-reitor PLD/UEM) e Geancarlo de Lucca (PLD/UEM), além de Sydnei Kempa (pró-reitor de Planejamento da Unespar) e do analista Jonatas Silveira (NTI/Unespar).