2023 04 05 Biomedicina UEM na Feira do Produtor 6174

Atividades como práticas de manipulação de alimentos e atendimento a população marcaram o Dia Mundial da Saúde

Galeria de Fotos (Fotos cedidas por Paula Aline Campanerut Sá, Leticia Yuka Gonçalves Pereira e Katiany Rizzieri Caleffi Ferracioli).

Na última quarta-feira (5), os alunos do 3° ano do curso de Biomedicina, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participaram da Feira do Produtor, no Estádio Regional Willie Davids. Eles prestaram atendimento gratuito à população, além de tirarem dúvidas sobre diversos temas e doenças. 

Os acadêmicos expuseram temas relacionados à saúde, como tuberculose, micoses, boas práticas de manipulação de alimentos e diabete. Além disso, eles também participaram da exposição de protótipos de fungos, bactérias e contaminação bacteriana em utensílios domésticos, e analisaram a glicemia das pessoas interessadas.  

Essa atividade foi organizada pelas professoras da disciplina “Prática Clínico-Laboratorial” Patrícia Bonfim, Katiany Caleffi Ferracioli, Isis Capocci, Danielle Bidóia, Luciana Ghiraldi Lopes e Paula Campanerut Sá. Nessa matéria os estudantes entram em contato com a saúde pública, seja em atendimento aos pacientes atendidos no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análise Clínicas (Lepac), ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Vardelina por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Maringá.

Segundo a coordenadora do Lepac, Regiane Bertin de Lima Scodro, o laboratório é considerado uma referência na realização de exames laboratoriais especializados para a macrorregião noroeste do Paraná, atendendo, atualmente, 115 municípios. 

Scodro acrescenta que “a experiência prática no Lepac e nas UBS enriquecem a formação do aluno de Biomedicina, pois além de participar, ativamente de coletas de variados materiais biológicos, entendem o funcionamento e a importância do SUS na vida de toda a população atendida”.   

O evento coincidiu com o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 deste mês, que marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)