Comunismo utopia

Curso tem a intenção de responder o que é comunismo, fantasma que tantos falam e poucos sabem do que se trata

O Espaço Marx-Maringá, realiza curso de extensão “Comunismo: Utopia ou Possibilidade Histórica?”, que será ministrado pelo professor do Departamento de Ciências Sociais (DCS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pedro Jorge de Freitas. No dia 31 de março (sexta-feira), a partir das 19h30, no Auditório do bloco C-67 e no dia 1° de maio (sábado), das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, no Auditório 29 de Abril, bloco I-12, ambos no câmpus sede da universidade.

Para Freitas, o curso tem a intenção de responder à seguinte pergunta: o que é o comunismo, este fantasma de que tantos falam e poucos sabem do que se trata? Segundo ele, uma das respostas é que o comunismo seria uma utopia e que nunca poderia ser realizada. Sobre esta resposta, será centrado o debate na sexta-feira (31), o que são as utopias, mostrar sua existência quase permanente na história da humanidade, quais as suas estruturas e comparar com a obra de Karl Marx, reconhecidamente contrária a qualquer projeto utópico. Nessa exposição, vão ser exploradas obras de Platão, Thomas Morus, Anton Francesco Doni e Tommaso Campanella, além das diversas manifestações milenaristas.

No sábado (1°), pela manhã, será a vez da crítica da grande utopia burguesa, a comunidade política, mostrando, segundo Marx, a política como uma forma de alienação derivada das contradições sociais.

Por fim, no sábado, à tarde, a partir do livro “O Capital” de Marx, será exposto por quais motivos o marxismo não é uma utopia, mas uma análise concreta da realidade, e que o projeto comunista já encontra na sociedade atual todas as condições de se realizar, sendo, aliás, a única alternativa viável para a solução definitiva das crises sociais, ambientais, políticas, com as quais o capitalismo nos mantém, permanentemente, em estado de aprofundamento da barbárie humana.

A inscrição é gratuita, e pode ser feita por meio deste link ou no local do evento no dia. O debate é aberto a todas as pessoas que se interessem pelo tema, com direito à certificação de 12 horas.