c40dc0a6 a24f 47f2 8fb7 ff8cd1c0cf4e

Iniciativa propõe o descarte adequado de escovas de dentes usadas; material recolhido será reciclado

Aconteceu hoje (22) pela manhã, no auditório Hélio Moreira, da Prefeitura Municipal de Maringá, o evento para inauguração de 50 ecopontos para descarte adequado de escovas de dentes usadas. A iniciativa em uma parceira entre a Insight Odonto, empresa júnior de odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a Secretaria de Limpeza Urbana (Seurb) do município.

A ideia de desenvolver o ecoponto foi inspirada em um projeto semelhante em Portugal. Em abril de 2022, foi instalado na Clínica Odontológica da UEM um ecoponto, sendo o primeiro do Brasil com esta finalidade. “Quisemos expandir nossa ideia para que todos tivessem acesso ao ecoponto, buscamos a prefeitura por meio do secretário, Paulo Gustavo, e desde então eles abraçaram nossa iniciativa”, ressalta William Filipin, estudante de odontologia e integrante da Insight.

Os ecopontos que serão colocados em 34 Unidades Básica de Saúde (UBSs), em alguns pontos da Prefeitura Municipal, na Associação Maringaense de Odontologia (AMO) e em outros locais públicos da cidade. As escovas serão coletadas pela Seurb em um caminhão específico e encaminhadas para Incubadora Ecológica, criada pela UEM, onde o plástico será transformado em madeira ecológica, podendo ser transformada em bancos e carteiras para escolas públicas e praças, por exemplo.

“É um projeto muito importante, pois as escovas que seriam descartadas no lixo do banheiro, seriam levadas para o aterro sanitário onde leva centenas de anos para ser decomposta. Como o plástico da escova é de excelente material, com ótima dureza, ele pode ser facilmente reciclado”, destaca Filipin.