Sesmt

É um canal de comunicação e conscientização sobre riscos relativos ao trabalho e propostas de medidas de prevenção

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulgou, nessa terça-feira (13), o segundo Diálogo de Segurança (DS) para auxiliar os servidores acerca das orientações sobre perícias médicas. Lembrando que o DS é um canal de comunicação e conscientização sobre os riscos relativos ao trabalho e propostas de medidas de prevenção.

O Sesmt atende aos colaboradores por contato pessoal, telefônico e e-mail, agendando consultas médicas e mantendo prontuários. Além disso, a secretaria organiza e envia documentos, elabora ofícios, comunicações, relatórios e solicitações de compra e manutenção. Mas ultimamente está tendo muitos problemas com as perícias médicas e por conseguinte divulgou esse novo diálogo.

Segundo a assistente social do Sesmt, Helena Maria Ramos dos Santos, “algumas coisas facilitaram nosso trabalho, mas outras como a questão dos agendamentos serem on-line ou presencial, acabam gerando muita confusão. As vezes o servidor não sabe se é para ir presencial ou on-line e, outro detalhe, não são todos os colaboradores que tem acesso a um computador ou celular; nós temos casos de servidor que nem celular tem, se tem, não utiliza whatsApp, outros só tem telefone fixo, assim a pessoa fica sem acesso para fazer qualquer tipo de programação; por isso, ao identificar as dificuldades dos colaboradores, lançamos esse serviço” disse.

Nesse novo diálogo o servidor da UEM, do câmpus sede, pode obter orientações sobre perícia médica do estado como: atestado de doenças infectocontagiosas (Covid), pós-operatórios imediatos, licença maternidade/adoção, tratamento de familiar e perícia em trânsito. Para isso o colaborador tem que preencher os campos solicitados no site conforme as orientações.

Para os servidores lotados nos câmpus regionais de Umuarama, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Diamante do Norte, podem entrar em contato com a clínica mais próxima de sua casa, que poderá ser acessado no link.

Procedimentos:

1. Requisição de atendimento;

2. Preencher a opção;

3. Informar e-mail que tenha acesso;

4. Aguardar a data do atendimento presencial.

Serviço: Ao término da consulta presencial, solicitar a declaração de comparecimento na recepção da clínica, caso tenha resposta negativa quanto ao afastamento.