IMG 5784

Todo o processo deve ser feito com muito cuidado para que não haja contaminação

A lavanderia hospitalar é um dos principais serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, pois está ligada diretamente ao trabalho da equipe de assistência. No Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) este setor é responsável pela coleta, higienização, centrifugação, secagem, dobra e entrega de aproximadamente 1.420 kg peças por dia, como campos cirúrgicos,  lençóis, cobertores, fronhas, pijamas, camisolas, toalhas, entre outros.

O setor que funciona 24 horas, conta hoje com 26 servidores divididos entre os turnos matutinos, vespertinos e noturnos. Todos os dias a equipe coleta todas as roupas sujas das  unidades, essas roupas são classificadas e separadas por sujidades (leve ou pesada), após isso tem o início do processo de lavagem,  garantindo a limpeza e desinfecção, com produtos notificados e registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Todo o processo de lavar e manusear os lençóis e as roupas deve ser feito com muito cuidado para que não haja contaminação. Para que isso não aconteça, a lavanderia é dividida em duas áreas, a suja que fica responsável pela separação e classificação das peças e a área limpa, que também é utilizada para acabamentos como secagem, dobragem e embalagem.

Vale destacar que as peças que apresentam rasgos e defeitos, que podem ser recuperadas são levadas ao setor de costura para conserto. Além disso, a maior parte das roupas utilizadas no HUM são confeccionadas pela equipe e acaba torando a lavanderia economicamente viável.