2016 Odontologia UEM 3422 29

Acadêmicos da UEM realizaram atendimento odontológico em mais de 4 mil pacientes nas UBSs do município

Na última segunda-feira (6), os acadêmicos do 4° ano do curso de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), receberam, no auditório 2, do Departamento de Odontologia (DOD), a gerente de Saúde Bucal de Maringá, Déborah Esperidião Fioroni e a servidora do setor de planejamento na área de saúde bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria Anizia Cesar de Arruda.

As odontólogas apresentaram atividades, projetos, desafios e várias oportunidades de estágio, que o município oferta aos acadêmicos da UEM em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), Hospital Municipal de Maringá (HUM), Centros Municipais de Educação infantil (CMEIs), escolas municipais de ensino fundamental e eventos junto à comunidade.

Segundo Fioroni, egressa da primeira turma do curso de Odontologia da UEM, “Está parceria tem sido de grande importância para a formação dos futuros profissionais, bem como para o atendimento da população da cidade”, disse.

Nas últimas turmas do 5° ano do curso, os acadêmicos da UEM realizaram atendimento odontológico em mais de 4 mil pacientes nas UBSs do município, totalizando cerca de 19 mil procedimentos. Além disso, fizeram orientações sobre saúde em eventos de escolas e CMEIs e colaboraram na vacinação contra a COVID-19.

Estiveram presentes a chefe do DOD, Nair Narumi Orita Pavan, o coordenador do colegiado do curso, Luiz Fernando Lolli e a coordenadora da disciplina de Estágios Supervisionados em Saúde Coletiva, Mitsue Fujimaki. Eles ressaltaram que estar em vivência no SUS, em campo real de prática, tem sido muito relevante para o desenvolvimento da sensibilidade social, a compreensão das dificuldades e desafios atuais da população e, para que o acadêmico possa se tornar um agente de transformação social, contribuindo para a saúde e qualidade de vida das famílias e comunidades.

São 29 anos de parceria do curso de Odontologia da universidade e a Secretaria de Saúde de Maringá, que juntos buscam uma formação qualificada para o futuro profissional da Odontologia.

Sobre: O curso iniciou em 1988, com um currículo tradicional. Em 1992, o curso passou por uma profunda reestruturação, incluindo uma carga horária de estágio supervisionado no SUS de mais de 1.000 horas, tendo como base um currículo integrado. A partir de 1994, os estágios em UBSs de Maringá foram iniciados.