IMG 20230225 095522

Por meio das visitas em espaços artísticos, os alunos ampliaram o seu repertório cultural e pedagógico

Estudantes e professores do curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizaram uma viagem para a cidade de São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro. A atividade integra o curso de extensão “SP inSPira: viagem técnica e formativa de e para estudantes de Artes Visuais”, coordenado pelo professor João Paulo Baliscei, pela professora Roberta Stubs Parpinelli e pelo professor Vinícius Stein, em parceria com o Departamento de Teoria e Prática de Educação (DTP).

O grupo, constituído de 41 pessoas, integrado por 4 docentes e 37 alunos, visitou espaços artísticos e culturais da cidade, entre eles: o Mercado Municipal; a Pinacoteca; a Estação da Luz; o Museu de Arte de São Paulo (Masp); o edifício Copan; a Japan House; o Instituto Itaú Cultural; o Centro Cultural da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); a sede do Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC - Paulista); o Instituto Moreira Salles (IMS) e a Avenida Paulista.

Segundo o professor Baliscei, o contato com museus, galerias, centros culturais e demais espaços artísticos é uma ação importante para a formação de professores e artistas, já que a ampliação do repertório deles repercute diretamente na qualidade das práticas pedagógicas e artísticas. Além disso, a viagem foi uma oportunidade para os acadêmicos passarem três dias juntos, interagindo e desenvolvendo amizades, vínculos e identidade de grupo e pertencimento.

Antes da viagem, o grupo já havia se encontrado outras duas vezes, quando, em atividades de estudo e pesquisa, investigaram cada um dos lugares visitados. Explorando os sites oficias dos espaços expositivos, encontram informações pertinentes às exposições, curiosidades, aspectos históricos, condições e sugestões para a visitação. Com esse exercício, eles souberam que a artista Ana Flávia Cavalcanti realizaria a performance “A babá quer passear” no SESC - Paulista, no dia em que o grupo visitaria o prédio, assim, eles conseguiram assistir à ação artística e trocar ideias com a atriz.

Esses encontros de estudos que antecederam a viagem foram pensados tendo em vista o interesse da coordenação do curso de Artes Visuais e da extensão SP inSPira de ofertar, aos graduandos, condições para pensarem os desafios e implicações didático-pedagógicas de se organizar uma viagem em grupo e de desenvolverem, aos poucos, autonomia e iniciativa para poderem realizar suas próprias viagens.