Jacó Gimenes turismo reunião

Objetivo da pré-conferência é construir as bases para a elaboração do Plano Decenal de Turismo da cidade

Crédito foto: Wellington Souza Junior

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) marcou presença também na 2° Pré-Conferência Municipal de Turismo, realizada na terça-feira (28) no Hotel Deville, em Maringá. O encontro foi mais uma etapa preparatória para a Conferência Municipal do Turismo, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de abril desse ano, e que foi instituída pelo decreto número 1876/2022, assinado pelo prefeito Ulisses Maia (PSD).

O evento foi bastante concorrido e a UEM esteve representada pelo reitor Leandro Vanalli, o ex-vice reitor Manoel Jacó Garcia Gimenes (1986-1990), o chefe-adjunto do Departamento de Economia (DCO), Julyerme Matheus Tonin, a diretora de Ensino de Graduação (PEN), Glaciane Cristina Xavier Mashiba, o diretor de Cultura, Vinicius Stein e o coordenador técnico do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Sidinei Silveiro da Silva.

Organizada pela Prefeitura de Maringá, a 2ª pré-Conferência foi coordenada pela Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, com o suporte do Sebrae e o objetivo é construir as bases para a elaboração do Plano Decenal de Turismo da cidade.

O professor Jacó Gimenes, na condição de presidente de honra da conferência, fez um resgate histórico dos principais momentos do turismo na cidade, mostrando as pessoas que estavam participando do evento a importância da conferência no processo de planejamento institucional pois ela está resgatando tudo aquilo que foi feito antes, por diferentes setores da sociedade.

Para Gimenes, "o setor de turismo está mal no País por falta de continuidade. E graças ao pacto de forças que une Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem/Turismo), Conselho Municipal de Turismo (CMTur) e Secretaria Municipal de Aceleração Econômica e Turismo, tudo que já foi feito está sendo resgatado. Agora, estão sendo colocadas questões objetivas, como encaminhar o processo dentro de uma visão que Maringá seja um destino turístico inteligente, e é importante ressaltar que Maringá está entre as cidades destaque, como smart cities ou cidades inteligentes”.

Possibilidades do Turismo pela UEM

Gimenes, que foi presidente da Paraná Turismo (2015-2018), afirmou que hoje a UEM se prepara para ser protagonista do movimento pró-turismo na cidade e apontou quatro possibilidades para que isso aconteça:

1°: A UEM é uma usina de eventos e isso tem que ser compartilhado com todos os setores econômicos da cidade. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) dispõe de todos os eventos on-line para que o trade, o empresariado, por meio do Convention Visitors Bureau, possa usar e criar um fato social e econômico que irá reverter em benefício para a própria UEM.

2°: O projeto do Teatro e Centro de Eventos da UEM, com capacidade média de 1.700 pessoas, em uma área de cerca de 5 mil m². Além de teatro, o espaço prevê seis salas de apoio e estacionamento em seu entorno para aproximadamente mil veículos, incluindo vagas para ônibus. O projeto ainda engloba um auditório capaz de abrigar mil pessoas, foyer com cyber café e salas para minicursos. Obra que precisa ser concluída, uma vez que a mesma foi paralisada há dez anos, quando estava em fase final de construção.

3°: Um curso superior em turismo inovador, com robusta formação, com dimensão de internacionalização, agregando o melhor do que já se fez com os cinco cursos superiores que o estado mantém no Paraná. Tudo isso com a sustentabilidade e aporte financeiro da iniciativa privada; assim ele deverá ser um curso diferenciado, com línguas e empreendedorismo.

4°: A UEM recebe visitantes em todos seus câmpus e, tendo seus recursos turísticos ainda em fase de potenciais trabalhados como produtos, ganhará importante instrumento de acesso e popularização dos fatos e feitos da Universidade, tal qual já acontece em outras universidades.

A Conferência Municipal de Turismo acontecerá na Semana do Turismo, de 16 a 18 de abril.