pessoas na desinfeccao de equipamentos de protecao

Evento acontecerá entre os dias 15 e 18 de março no Auditório Dona Etelvina, na Unicesumar

O Centro Acadêmico  Horácio Raccanello (CAHRF), do curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com o Instituto Ogata e o Instituto de Estudo para o Desenvolvimento da Advocacia (IEDA), irá realizar o primeira “Jornada Paranaense de Ciências Criminais”,que contará com palestras sobre criminologia, processo penal, perícia criminal, crimes tributários, medicina legal, além de apresentações de trabalhos científicos relacionados à área das ciências criminais.

O evento será aberto às 19h do próximo dia 15. Além de palestras,haverá apresentações de resumos expandidos, que, posteriormente, serão publicadas em anais. Toda a programação ocorrerá no auditório Dona Etelvina, no Bloco 7, da Unicesumar.

Confira a programação completa aqui (incluindo horários) ou acessando o perfil no Instagram.

Segundo os acadêmicos da área, a prática do Direito na Universidade, em geral, se restringe aos estágios, não sendo possível transitar em áreas específicas e vivenciar o sistema punitivo em sua várias etapas, como na instauração do inquérito, na investigação, na perícia e na acusação formal do indiciado,dentro do processo penal.

Organizador da Jornada e presidente do CAHRF, o aluno Erik Quaglia relata que o evento tem como objetivo promover o conhecimento jurídico e estimular o debate sobre temas relevantes do Direito. Além disso, é uma oportunidade para os participantes ampliarem sua rede de contatos e interagirem com profissionais da área. Quaglia ainda ressalva que "este evento não se restringe apenas aos estudantes de Direito, ele é aberto a todos que tenham interesse em adquirir conhecimento e debater questões jurídicas, independentemente da área de formação ou atuação profissional".

Já o acadêmico do curso, Diogo Verissimo, disse que o evento é, sem sombra de dúvidas, de extrema importância tanto para os estudantes quanto para o próprio curso de Direito da UEM: “Um congresso de porte estadual e com os palestrantes da mais renomada classe de criminalistas brasileiros como será este, não havia há décadas na Universidade”.

O encontro terá a presença de conceituados profissionais como o professor e advogado Luciano Santoro; a professora Juliana Ficatti; a professora, vice-reitora e advogada Gisele Mendes; o professor e advogado Anderson Burke; o professor Alexandre Zamboni; o professor e advogado Walter Bittar; o professor Almir Reis Júnior; o professor Gustavo Noronha de Ávila; a perita criminal Carmen Schlichting e o médico legista Francisco Silveira Benfica, entre outros.

Este é um dos maiores eventos de ciências criminais da região e é de grande importância para a UEM, apoiadora do encontro, assim como para a Unicesumar. A Jornada terá a presença de mais de 20 palestrantes de altíssimo renome nacional, vindos de diversas localidades do país.