WhatsApp Image 2023 02 27 at 8.25.38 AM

Função do programa é oferecer alimentos orgânicos ao restaurante da universidade e à comunidade acadêmica

Galeria de fotos

Na tarde de sexta-feira (24) foi lançado o Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A cerimônia contou com as presenças do reitor Leandro Vanalli, da vice-reitora Gisele Mendes, alunos e servidores da UEM. O evento ocorreu no Bloco 006 no Mercadinho da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI).

A partir da integração das áreas das Ciências Agrárias, o objetivo do Pasas é fornecer alimentos para o Restaurante Universitário (RU), para que, assim, possa ser servido café da manhã, almoço e jantar, com cardápio vegetariano, de forma subsidiada aos alunos, servidores da universidade e à comunidade externa. Além disso, o projeto busca contribuir com a segurança alimentar da comunidade universitária, por meio da comercialização de produtos de qualidade com preços acessíveis.

O programa é vinculado ao Gabinete da Reitoria (GRE), possui na coordenação operacional e financeira o Escritório de Projetos e Processos (EPP) e terá um coordenador geral nomeado pelo GRE. Ademais, cada unidade de produção contará com um núcleo e uma coordenação executiva, também nomeados pelo GRE.

Os núcleos de produção integrantes do Pasas são: Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), com a produção de grãos, proteínas (carnes e ovos), frutas, leite e derivados; Centro Técnico de Irrigação (CTI), com a produção de hortaliças; Câmpus Regional de Diamante do Norte (CRN), com a produção de proteínas (carnes e peixes), leite, hortaliças e frutas; Câmpus do Arenito (CAR), com a produção de grãos, frutas, plantas ornamentais e sucos naturais. Câmpus Regional de Umuarama (CAU), com produção de proteínas, grãos e frutas.

O reitor Leandro Vanalli agradeceu os envolvidos na realização do projeto, em especial o coordenador do Pasas, Altair Bertonha, o coordenador técnico do EPP, Sidinei Silvério da Silva, e a coordenadora geral do EPP, Gislaine Camila Lapasini Leal.

Ele destacou o papel do ensino e da pesquisa desenvolvida pelas fazendas da universidade. "A UEM tem como uma das palavras-chaves a palavra projeto. Esse é um projeto que saiu do papel por alguns e agora virou um projeto de todos", disse Vanalli.

WhatsApp Image 2023 02 27 at 8.25.41 AM site

Leandro Vanalli, Gisele Mendes e Altair Bertonha foram os responsáveis pelo descerramento da placa

No câmpus sede a comercialização será realizada no Mercadinho da FEI ou por meio da loja virtual. Nos câmpus regionais da UEM, as vendas serão efetuadas virtualmente com entrega programada. O pagamento pode ser feito nas seguintes modalidades: a prazo para desconto em folha, por PIX, cartão de débito e cartão de crédito.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)