Representar te

Mostra dos estudantes da UEM reúne espetáculos com temáticas LGBTQIAPN+ no Fringe durante o Festival de Curitiba

A companhia teatral Oferenda composta por estudantes do curso de Artes Cênicas/ Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM) irá apresentar nos dias 29 de março a 1 de abril, a Mostra “Representar-te” que reúne cinco espetáculos com temáticas de vivências LGBTQIAPN+ no Fringe, durante o Festival de Curitiba considerado o maior evento de artes cênicas da América Latina.

Fringe é uma mostra democrática e acontece entre os dias 29 de março e 9 de abril, em mais de 30 espaços de Curitiba e Região Metropolitana. O foco do festival é a reunião de diversos artistas alternativos, a troca de experiência, informações e a divulgação de trabalhos.

A Mostra “Representar-te” conta com dramaturgias autorais, produção coletiva, cenografia e iluminação alternativas, com o desenvolvimento de seus trabalhos com materiais de baixo custo e poucos recursos técnicos, trabalhando com formas alternativas de produção cenográfica. Além disso, o grupo levará gratuitamente a oficina “Formas alternativas de ressignificar um objeto”. Para finalizar a mostra no Fringe, a companhia teatral ainda realizará no Maricas Bar o evento “Bate C.U (Conversas Únicas)”, com o objetivo de reunir artistas para realizar um momento de integração, com discotecagem, conversas, performances, arte e dança.

Para saber mais sobre o Festival do Paraná basta clicar aqui e para obter mais informações da Cia. Oferenda, entre no Instagram da companhia.

Confira a programação completa dos eventos da Mostra “Representar-te” no Fringe:

Cartas para meu desencontro

Sinopse: Essa é uma história de encontros e desencontros. O desencontro de duas pessoas que tiveram um encontro que desencadeou em vários desencontros. O tempo passa, mas esse encontro permanece. A vida passa, os desencontros acontecem. Essa é uma história de amor roubada pelo tempo e capturada pela palavra.

Local: Teatro Novelas Curitibanas, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco.

Datas: 29 e 30 de março de 2023.

Mas como vocês transam?

Sinopse: A cena retrata o dia de apresentação de Heron Gabriel em um stand-up comedy. Enquanto ele se prepara para o show, conta um pouco sobre sua história de vida como um homem trans.

Datas: 29 e 31 de março de 2023.

Dilúvio

Sinopse: Por meio de uma entropia entre ficção e realidade, este monólogo inunda o espaço teatral e te transporta para um mergulho nas opressões, resistências, sonhos, afetos e violências de pessoas chuva - revelando e refletindo quais infâncias e vivências são possíveis. O que pode o seu corpo?

Datas: 29 de março e 01 de abril de 2023.

Elíseos

Sinopse: Uma reflexão sobre a vida e a morte, pecado e imortalidade, sobre o tempo. Quem sou eu, quem fui e quem vou ser com o passar do tempo, viver sem as amarras de dogmas enraizados, ser livre para simplesmente aceitar um pedido de namoro no meio de uma transa, pois só se vive uma vez, não é mesmo?

Datas: 30 e 31 de março de 2023.

Entraves Vycerays

Sinopse: A criação transversa performance, improvisação e colagem de textos, apresentados em três quadros, organizados em uma estética performativa e tragicômica. Atriz e Direção integram-se em um trabalho de co-criação artística. Existe aqui uma proposta de ressignificar e TRANS centralizar o teatro.

Datas: 29 e 30 de março de 2023.

Link para adquirir os ingressos

Oficina: Formas alternativas de ressignificar um objeto

Sinopse: A Cia. Oferenda flerta com a criação cenográfica, partindo do reaproveitamento de materiais descartados e dispositivos alternativos, para a composição da cena. Queremos propor uma criação ativa com materiais já descartados, para desvendar suas possibilidades poéticas.

Datas: 30 de março de 2023.

Bate Papo

Sinopse: Para encerrar a mostra, realizaremos um bate papo com mediação de Leleco Munhoz e a participação de todo grupo para dialogar sobre os processos criativos.

Datas: 31 de março de 2023.

Bate C.U

Sinopse: O “Bate Conversas Únicas” faz parte dos “Eventos de Integração” propostos na Mostra Representar-te. No “Bate C.U” haverá discotecagens com DJ's e performances dos integrantes da Cia Oferenda. Um momento para confraternizar e se despedir do Fringe.

Local: Maricas Bar.

Datas: 01 de abril de 2023.