Reuniao RioLimpo site

Programa para preservação de córregos urbanos é apresentado na UEM e vai entrar na pauta do Comitê Gestor Ambiental

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, participou ontem (23), às 9h, de uma reunião no gabinete da reitoria com o presidente do Comitê Gestor Ambiental (CGA), vinculado a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), engenheiro ambiental Rodrigo Camilo, e com a diretora do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Juliana Kerkhoff. Também participaram dessa reunião os diretores de Biodiversidade, Matheus Gimenez Buzo, de Licenciamento e Controle Ambiental, Renan Zakaluk de Souza, e Andrea Destro Simonsen Garcia, gerente de recursos hídricos, do IAM.

Em pauta a apresentação do Programa Rio Limpo, lançado no ano passado por meio do município de Maringá, sendo uma iniciativa do IAM para mapeamento, fiscalização e recuperação dos córregos urbanos de Maringá. Entre as atividades do instituto também está o monitoramento da qualidade da água, principalmente em áreas degradadas e educação ambiental.

Nesse encontro na reitoria da UEM também foi discutida a proposta de ações ambientais conjuntas no Córrego Bandeirantes, que devem ocorrer no próximo dia 22 de março, Dia da Água.

Segundo o engenheiro ambiental e presidente do Comitê Gestor Ambiental da UEM, Rodrigo Camilo, nesse encontro foi discutido a possibilidade de uma formalização de um futuro convênio entre a instituição UEM e o IAM para “atuarmos em áreas de sub bacias hidrográficas, especialmente a sub bacia onde está situado o Córrego Bandeirantes, visando o monitoramento da qualidade da água e manutenção da Área de Preservação Permanente (APA)”. Ele também disse que “A partir dessa reunião começam as tratativas para formalização de novos convênios com aplicação de recursos em ações de controle ambiental”.

A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff comentou que “Maringá é referência na atuação da área do meio ambiente e a integração de ações conjuntas é fundamental”.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, acredita que a participação da UEM em programas ambientais é importante para estreitar ainda mais o trabalho na área técnica e de educação.

Camilo ainda reforçou o compromisso da instituição com a preservação de áreas verdes, uma vez que “a UEM já vem executando ações de proteção do córrego Bandeirantes, como por exemplo, a instalação de cercas, um serviço que está sendo executado pela Prefeitura do Campus (PCU), com apoio do Comitê Gestor Ambiental e da Procuradoria Jurídica (PJU).