11671691 13098

Projeto financiado internacionalmente terá apresentações de seminários e encontro presencial na universidade

Os professores Maria Aparecida Fernandez e Flávio Augusto Vicente Seixas, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), junto com as professoras Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro e Rose Meire Costa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), integram o Projeto Seda e irão participar de atividades internacionais nos meses de março e abril.  

Nos dias 14 e 15 de março, participantes da América Latina apresentam resultados das atividades de pesquisas em Buenos Aires, na Argentina. Na quarta-feira (15), Flávio Seixas apresenta “Novas moléculas antivirais reduzem a perda de produção de casulos de bicho-da-seda infectados com BmNPV” e Maria Fernandez apresenta “A descoberta de um novo gene de RNA não codificante em Bombyx mori e sua interação com a infecção pelo vírus BmNPV”. Os seminários serão transmitidos pelo canal do youtube do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (Inti) a partir das 9h.  

Além disso, ainda em Buenos Aires, ocorrerão atividades, nos dias 20 e 21 do mesmo mês, com grupos ganhadores de prêmios do Brasil com os de outros países da América Latina. Em abril, coordenadores dos países da América Latina e Caribe que participam do projeto se reunirão nos dias 11 a 13 na UEM.  

 

Projeto Seda 

Formado por grupos de pesquisas do Brasil, Argentina, Colômbia, México, Equador e Cuba, inseridos no Programa de Cooperação Triangular (Adelante) e mantido com recursos da União Europeia, o projeto busca a melhoria da capacidade técnica e produtiva da sericultura entre os grupos da América Latina e Caribe. 

Esta iniciativa visa a análise de expressão de genes que possibilitem prevenir doenças que afetam a criação do bicho-da-seda, assim como a melhora da produtividade de casulos e apoio aos sericicultores do Paraná, principal produtor do Brasil de casulos de qualidade. O grupo da UEM é constituído por professores que trabalham na área de genética molecular; melhoramento da produtividade sericícola; genética; química, biofísica e bioquímica.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)