WhatsApp Image 2023 02 15 at 08.53.32

Reitor recebeu o deputado Arilson Chiorato, ex-reitor Décio Sperandio e visitou  ex-governador Paulo Pimentel

A semana do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi marcada pelas visitas do deputado estadual Arilson Chiorato, do ex-governador do Paraná Paulo Pimentel - cuja gestão foi responsável pela criação da instituição de ensino maringaense - e do ex-reitor da UEM, Décio Sperandio, além de coordenadores de mestrado profissional.

Universidade pública

O reitor Leandro Vanalli recebeu o deputado estadual Arilson Chiorato na última sexta-feira (10). Entre os assuntos discutidos durante a visita de cortesia, estava a importância da manutenção da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Durante a reunião, a equipe da UEM apresentou duas demandas ao deputado. A primeira é a possibilidade de transformar o Hospital Universitário de Maringá (HUM) em um Centro de Referência em Alta Complexidade em algumas áreas da saúde. A outra é a criação de uma legislação de política pública de assistência estudantil, visando regularizar legalmente direitos como auxílio moradia, auxílio alimentação e auxílio transporte, a fim de evitar a evasão dos alunos.

O deputado declarou apoio às solicitações e relatou ainda que ficou nostálgico ao estar novamente na UEM, local onde ingressou em 1997 no curso de Administração e, em seguida, no programa de pós-graduação em Gestão Pública Municipal. Além do reitor e do deputado, estiveram presentes na reunião a superintendente do HUM, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, a assessora especial do Complexo Hospitalar, Magda Félix de Oliveira, a assistente social Telma Maranho Gomes, o Procurador-Geral da UEM, Geovanio Edervaldo Rossato, e diretores do hospital.

WhatsApp Image 2023 02 15 at 08.53.27

Ex-governador

Na última quarta-feira (14), o reitor Leandro Vanalli visitou Paulo Pimentel, ex-governador do Paraná entre 1966 e 1971. Durante o encontro, Vanalli aproveitou a oportunidade para agradecer o papel exercido por Pimentel na criação da UEM, em 1969. Com 94 anos e plenamente lúcido, Pimentel destacou a importância do ensino público de qualidade. Segundo o reitor, a conversa com o ex-governador foi uma verdadeira aula sobre liderança.

WhatsApp Image 2023 02 15 at 08.53.32 1

Mestrado e Especializações profissionais

Nesta quinta-feira (16), o reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes se reuniram com ex-reitor da UEM, Décio Sperandio, que atualmente está na Coordenadoria de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Vários coordenadores de programas de mestrados e especializações profissionais também participaram do encontro.

O grupo discutiu formas de alavancar e fortalecer os mestrados e especializações profissionais oferecidos pela UEM, incluindo apoio financeiro para a manutenção dos cursos e convênios para a capacitação de servidores públicos.

WhatsApp Image 2023 02 17 at 17.06.42