2023 02 12 Vestibular 2022 2959

Candidato que não concordar com o resultado do concurso tem prazo de 24 horas para entrar com recurso

O resultado provisório do vestibular de verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi divulgado hoje (13), às 10h, tanto na página da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), quanto no aplicativo Vestibular UEM. O caderno de prova também está disponível para consultas nesses mesmos endereços eletrônicos. O prazo para recorrer é de 24 horas. 

O Vestibular 2022 aplicado no último domingo (12) não registrou nenhuma intercorrência. Segundo o coordenador geral da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Ednei Santulo, o processo ocorreu dentro do esperado. Até mesmo o índice de abstenção, que neste ano foi de 34,5%, ficou dentro das expectativas. O número é parecido com o de edições anteriores. No ano passado, a média de não comparecimento à prova foi de 33,22% e em 2020, de 46%. 

O coordenador da CVU explica que muitos motivos contribuíram para esse percentual. “Os fatores mais preponderantes parecem ser mesmo a época de realização da prova e o calendário acadêmico defasado. Tentamos alterar a data para dezembro ou janeiro, mas não foi possível devido a Copa do Mundo, sem contar que coincidiria com provas de outras universidades. Por isso, deixamos para fevereiro”, relata Santulo.

Ele conta que o próximo vestibular de verão está previsto para dezembro, como acontecia tradicionalmente. Outra possibilidade é a volta da edição de inverno do concurso. Já a prova deve permanecer sendo realizada em apenas um dia. 

Os candidatos aprovados neste vestibular devem iniciar o ano letivo no segundo semestre. O objetivo é ajustar o quanto antes o calendário acadêmico, que precisou ser readaptado por conta dos transtornos causados pela pandemia de Covid 19.    

Vestibular

A CVU recebeu 13.455 inscrições para 2.366 vagas em um dos 70 cursos de graduação oferecidos pela instituição. O curso mais concorrido foi o de Medicina com 386 candidatos por vaga. 

A prova foi realizada nesse domingo (12) em 11 municípios paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cidade Gaúcha, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.  

Os candidatos tiveram cinco horas para responder 50 questões objetivas de múltiplas alternativas e escrever uma redação, na qual tinham duas opções de abordagem em relação ao tema “mensalidade em universidade pública”. 

Resultado

A lista de aprovados será divulgada no dia 23 de março. A imagem da redação será divulgada no dia 15 de março, e o candidato terá 48 horas para recorrer caso não concorde com o resultado. Para conferir o gabarito provisório e o caderno de prova, basta acessar a página da CVU ou o APP Vestibular UEM, disponível em versões android e IOS. 

Caso o candidato ainda tenha dúvidas sobre o processo, pode entrar em contato pelo telefone (44) 3011-4450. Lembrando que o atendimento presencial da CVU é de segunda a sexta, das 07h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30.