2023 02 08 Visita Reitor Leandro Vanalli Cascavel Show Rural 122430 1

Com a presença de lideranças, o evento foi uma oportunidade para buscar apoio para projetos da universidade

O reitor da Universidades Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, juntamente com professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), visitou, nesta semana, o Show Rural Coopavel, em Cascavel, onde, além de se reunir com líderes políticos e empresariais, apresentou ao governador Ratinho Júnior (PSD) diversas demandas da UEM.

Com o objetivo de estreitar relações com lideranças políticas dos poderes Executivo e Legislativo do Estado do Paraná, o reitor da UEM disse que sua ida foi importante para mostrar alguns projetos da universidade e a necessidade de apoio e parcerias para a construção e finalização de obras, como as do Complexo de Saúde da universidade, que inclui o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hemocentro Regional de Maringá e outros setores, e obras de ensino.

Além disso, também foram firmados acordos com empresas do setor produtivo, pesquisa, desenvolvimento e inovação, como o BioPark, parque científico tecnológico de Toledo, em que a UEM já está com oito ações em andamento. Entre elas, o Projeto para a Produção de Queijos Finos, se apresenta como uma oportunidade para que, especialmente as pequenas propriedades rurais dos municípios, em que a UEM se faz presente, ganhem em valor agregado de seus produtos.

Vanalli esteve acompanhado do pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Rafael da Silva, e do coordenador técnico do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Sidinei Silvério da Silva. Outros reitores de universidades estiveram presentes.

O que é o evento? O Show Rural é um evento organizado pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel) desde 1989. Sendo um dos maiores eventos do país em diversificação agrícola, possui o propósito de difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio, tornando a produção de alimentos cada vez mais sustentável e com responsabilidade socioambiental. Neste ano, contou com uma agenda voltada para a transferência de tecnologias e inovações para o campo.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)