Rodrigo Gontijo

Nonada do professor de Comunicação e Multimeios é inspiradas no livro “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa

O professor do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Rodrigo Gontijo, lança a Exposição Nonada nesta sexta-feira (10), na Casa Galeria e oficina de arte, em São Paulo. A mostra estará aberta ao público até dia 18 de março.

As obras selecionadas para essa exposição incluem objetos, fotografias, instalações e vídeos desenvolvidos a partir de uma viagem pelo sertão mineiro, inspirada no livro “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa.

Rodrigo conta que está animado com a oportunidade de apresentar o trabalho. “Como artista-professor, estar em uma exposição individual é a possibilidade de desenvolver na prática minha pesquisa no campo do cinema experimental e da fotografia expandida”, afirma.

A trilha sonora dos registros das estradas do sertão dos Campos-Gerais, sem os pontos de partida, nem de chegada, foi composta pelo professor do Departamento de Música da UEM, Rael B. Gimenes.

Durante a pandemia de Covid-19, Rodrigo ministrou, no curso de Comunicação e Multimeios da UEM, por meio do ensino remoto (ERE), uma disciplina optativa chamada "Cinema Brasileiro Através do Sertão", que, segundo ele, de alguma maneira dialoga com esse trabalho que está fazendo agora.

Conquistar um espaço como este significa também ampliar para novos ambientes as potencialidades de arte e cultura cultivadas na UEM. “A visibilidade de trabalhos como esse contribui para a divulgação do nome da Universidade Estadual de Maringá em outra cidade e para além do meio acadêmico”, explica Rodrigo.

Sobre o artista: Rodrigo Gontijo é pesquisador, artista, curador e professor da Universidade Estadual de Maringá. É Doutor e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp e Bacharel em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Desenvolve projetos de cinema ao vivo, filme-ensaio, objetos e instalações audiovisuais. Seus trabalhos já foram apresentados em mostras e festivais no Brasil, Argentina, Espanha, Marrocos e Canadá. Trabalhou com Tim Burton na equipe da exposição "A Beleza Sombria dos Monstros", apresentada no CCBB-BSB (2019) e OCA-SP (2022). Realizou a concepção, pesquisa e curadoria de "As Aventuras de Alice", no Farol Santander-SP (2022).

Serviço

Abertura no dia 10 de fevereiro às 19h. Exposição de 11 de fevereiro a 18 de março de 2023.

Casa Galeria e oficina de arte: Rua Fradique Coutinho, 1216 - Vila Madalena - São Paulo - SP

Veja algumas obras selecionadas para a Exposição Nonada

WhatsApp Image 2023 02 07 at 09.36.30