WhatsApp Image 2023 02 09 at 11.19.19

Programa desta sexta-feira (10) abordará diversas questões sobre como o tema é tratado na comunidade acadêmica

Nesta sexta-feira (10), no programa "Conexão UEM", o comunicólogo Marcelo Henrique Galdioli e a vice-reitora Gisele Mendes entrevistarão Jéssica Magno, estudante de pedagogia, vice-presidente do Conselho Municipal LGBTQIA+ de Maringá e coordenadora da ONG Resistrans, sobre o tema "Visibilidade Trans na UEM".

O assunto da semana se refere ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. A data marca uma manifestação ocorrida em 2004, no Congresso Nacional em Brasília, realizada por um grupo de ativistas em favor da campanha "travesti e respeito", um ato político de afirmação da diversidade de identidade de gênero no país.

Desde então, todos os anos, no dia 29 de janeiro, são promovidas campanhas de conscientização, representação e aceitação pública de pessoas transgênero na sociedade, além de lutar pela garantia de direitos. Isso inclui políticas de igualdade de gênero, proteção contra a discriminação e apoio às comunidades trans e travestis.

Além dos debates sobre violência de gênero, discriminação e direitos, o "Conexão UEM" pretende ir além e levantar questões sobre como o tema é visto e tratado no âmbito universitário.

Violência de gênero

As campanhas de Visibilidade Trans contribuem para desconstruir estereótipos e preconceitos, além de apresentar exemplos de vida bem-sucedidas e realizações para inspirar outras pessoas na mesma situação.

Infelizmente, os números mostram que ainda há muito a ser conquistado na luta contra a discriminação. Em 2021, o Brasil foi considerado o país com o maior número de mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ no mundo, de acordo com o relatório do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTQIA+. Das 316 mortes registradas pelo levantamento, 44% eram transsexuais ou travestis.

Serviço: O "Conexão UEM" é transmitido ao vivo todas às sextas-feiras, às 9h, pelo canal da UEM TV no YouTube e pela rádio UEM FM.