Foto Sucupira sem efeito 2

Encontro realizado em formato híbrido contou com a participação de coordenadores e secretários das pós-graduações

A Diretoria de Pós-Graduação (DPG) vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (PPG/UEM) realizou, nesta tarde de quarta-feira (8), um curso sobre a plataforma Sucupira. O evento ocorreu das 14h às 17h30 no auditório menor do Centro de Tecnologia (CTC), no Bloco C-67, e também foi transmitido pela plataforma Google Meet.

Organizado pelo diretor de pós-graduação Carlos Humberto Martins e pela assessora da DPG, Luciane Menchon, a proposta foi dialogar sobre a alimentação das informações dos Programas de Pós-Graduação, o chamado Coleta Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que ocorre todo ano, pelas coordenadorias de curso, e no caso específico da UEM, na plataforma Sucupira.

Esse processo de coleta serve para subsidiar a avaliação dos Programas de Pós-Graduação junto à Capes e, dessa forma, consolidar e avançar nas notas dos cursos de pós-graduação em mestrado e em doutorado. O desempenho é utilizado por agências de fomento para distribuir financiamentos e bolsas de estudo, por exemplo.

Na ocasião, também foi discutido como realizar, de maneira otimizada, a inserção de dados na plataforma, que facilita o acesso sobre a recomendação de cursos.

Destinado para coordenadores e secretários dos programas de pós-graduação, o curso permitiu o contato dos novos coordenadores à plataforma e trocas de experiências e informações. Além disso, contou com a participação dos outros câmpus da universidade. Este encontro visa assegurar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado na UEM.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)