2022 07 15 Relatorio Onibus Hemocentro0398

Além de ajudarem na regularização dos estoques, auxiliam na divulgação sobre o tema doação de sangue

O Hemocentro Regional de Maringá iniciou ontem (02) as coletas externas deste ano. A unidade móvel esteve em Floraí na Praça João Marques. A iniciativa foi organizada junto a Secretária de Saúde do município e contou com a parceria de entidades locais.

Ao todo foram 87 candidatos para a doação, sendo coletadas 67 bolsas de sangue e mais 13 cadastros para doação de medula óssea. As coletas externas, além de ajudarem na regularização dos estoques auxiliam na divulgação sobre o tema doação de sangue na comunidade.

“O deslocamento e a descentralização para os municípios que fazem parte da 15ª Regional de Saúde, possibilitam que pessoas que não conseguem se deslocar até o Hemocentro, façam a doação de sangue e o cadastro de medula óssea” destaca a assistente social do Hemocentro, Angela Maria Tessaro.

Ela conta que devido a toda logística envolvida, o Hemocentro atualmente realiza uma ou duas coletas mês. “Precisamos de doadores diariamente. A comunidade deve entender a importância da doação regular. As parcerias são importantes na medida em que possibilitam a inserção da doação de sangue no cotidiano”.

No ano passado, a unidade móvel esteve em 13 cidades e coletou mais de 1300 bolsas de sangue. A entidade, empresa ou prefeitura municipal que tenha interesse em agendar uma coleta externa pode entrar em contato com a equipe de captação do Hemocentro pelo (44) 3011-9151 (WhatsApp).