2023 01 20 Colação de Grau Medicina 0631 site

Com evento realizado presencialmente, os novos médicos passam a compor os mais de 70 mil formandos pela universidade

Galeria de fotos

Na tarde de ontem (20), em solenidade realizada no Auditório do Bloco B-33, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entregou diplomas para 37 formandos do curso de Medicina que concluíram o curso no ano de 2022. A colação de grau antecipada foi presidida pela reitora em exercício, Gisele Mendes, e contou com a presença de chefes de departamentos, coordenadores de curso, professores, familiares e amigos.

A antecipação da formatura foi solicitada pelos futuros profissionais por conta dos programas de residência médica que se iniciam nos meses de fevereiro e março, antes da colação de grau marcada no Calendário Acadêmico da Instituição.

Além da reitora, compuseram a mesa de honra da cerimônia: a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Miguel Machinski Junior, o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco, a chefe do Departamento de Medicina (DMD), Silvia Maria Tintori, o patrono da turma de 2022 de Medicina, Florival Zildo Vituri e o professor escolhido como nome da turma, Wilson Eik Filho.

Ademais, as seguintes autoridades estiveram presentes: a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência (Profurg), Carlos Edmundo Rodrigues Fontes, a diretora médica do HUM, Renata Nogueira de Moura e a diretora de ensino, pesquisa e extensão do HUM, Gislene Elisa Cavalcante.

Dentre os discursantes da tarde, falaram as graduandas Beatriz Kaway Van, responsável por proferir o juramento da turma, e Isabella Carneiro Pires, a oradora da turma 30 do curso de Medicina da UEM.

A reitora em exercício parabenizou os profissionais graduados na cerimônia. Frisou que a consolidação da UEM na área da saúde ocorreu em 1988, com a criação do curso de Medicina e Odontologia, e marcou a construção de um poderoso complexo da saúde que integra a pesquisa, o ensino e a extensão, visando a saúde e prestando serviço para Maringá e região.

“O profissional de saúde responde pela garantia dos nossos direitos mais importantes, como a vida, a saúde, o bem-estar e o equilíbrio mental do ser humano. Parabéns pela corajosa escolha que vocês fizeram há muitos anos quando optaram pela dura concorrência do vestibular da UEM. Foram 6 anos de dedicação, a responsabilidade é imensa, mas a dignidade da profissão também é. A sociedade espera muito de vocês. Em tempos de corte de verbas das universidades, um apelo é sempre importante na defesa da ciência como instrumento inarredável de desenvolvimento social e crescimento de uma nação”, discursou Gisele Mendes.

2023 01 20 Colação de Grau Medicina 0717

Gisele disse que se formaram 37 heróis que se dedicam a cuidar do bem mais precioso, a saúde

A entrega dos diplomas aos graduados foi realizada por Silvia Maria Tintori, Florival Zildo Vituri e Wilson Eik Filho. Gisele Mendes foi a responsável por entregar o diploma especial de láurea acadêmica. O formado Felipe Steinmacher Batista foi contemplado por seu excelente destaque obtido durante o curso.

2023 01 20 Colação de Grau Medicina 0775

O médico Felipe Steinmacher Batista é filho do servidor da UEM, Denerval Mendez Batista

A cerimônia foi ainda mais especial, pois marcou os primeiros 100 dias da nova gestão universitária, liderada pelo reitor Leandro Vanalli e pela vice-reitora Gisele Mendes, completados na quarta-feira, 18 de janeiro. Na solenidade, a reitora em exercício destacou a representatividade que significa ser a segunda mulher a ocupar o cargo de reitora, ainda que temporariamente.

Por fim, com a formatura da turma 30 de Medicina, os novos profissionais passaram a compor o rol 79.694 formados pela UEM.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)