2 3 site

Ideia surgiu da necessidade em expressar os sentimentos e histórias vivenciados antes da pandemia

O curta-metragem “Essa noite bateu como um sonho”, dirigido por egressos do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recentemente foi exibido e conquistou três prêmios em festivais internacionais de cinema.

O filme foi produzido em 2021 pelos estudantes Guilherme Laina e Tatiane Meller na disciplina de direção teatral, que devido à pandemia de Covid-19 foi ministrada remotamente, levando os alunos a encontrarem outros modos de produzir e dirigir uma cena teatral.

“Essa noite bateu como um sonho” participou em quatro festivais da Lift Off Global Network, uma plataforma voltada para produtores independentes do mundo todo que compartilham do mesmo objetivo que é produzir cinema. Além disso, o curta-metragem também participou do Black Cat Award, festival que aconteceu de maneira on-line; do Fox International Film Festival, sediado em Roma de forma presencial; do Triloka International Filmfare Awards (Índia), vencendo a categoria ‘Best first time director’; do 8 & Halfilm Awards (Itália), vencendo novamente a categoria ‘Best first time director’ e por fim do East Coast Movie Awards, conquistando a categoria ‘Best College Short’.

Laina explica que a ideia do curta surgiu da necessidade em expressar os sentimentos e histórias de encontros e desencontros vivenciados antes da pandemia, mas todo esse compilado se tornou maior, pois, foi aberto para amigos e seguidores das redes sociais que compartilham suas histórias. “Tendo esse material em mãos, decidimos criar um esquema de roteiro em que se contava diversos fragmentos das narrativas que tínhamos recebido, pois percebemos que esses contos de encontros e desencontros se pareciam muito e, por vezes, até mesmo se encontravam, então o texto do filme surge através dessa colcha de retalhos que foi tomando forma.”

Segundo Tatiane, depois de organizar essas ideias, em suas pesquisas, os diretores encontraram dois filmes que foram as maiores referências e catalisadores para a montagem da estética do curta. São eles: Fallen Angels (1995) do diretor chinês Wong Kar Wai e Lost In Translation (2003) da diretora norte americana Sofia Coppola. “Essas obras têm como cerne exatamente o que queríamos dialogar no nosso curta, que são as relações humanas de afeto, de estar e não estar, então quando encontramos esses dois cineastas, para além de nos sentirmos contemplados de certa forma, foi um sinal que era possível produzir e tornar essas histórias tangíveis”, ressalta.

Sinopse: Perdida na imensidão de luzes da cidade verde, é possível ouvir histórias sobre o que é, quem foi e quem sobrou. Se perca na cidade, siga as luzes com cuidado.

Direção: Guilherme Laina e Tatiane Meller.

Atuação: Julia Bicudo e Maria Olenski.

Arte: Alanis Okuzono.

Para assistir o curta-metragem clique aqui.