Parques Tecnologicos do PR 1073 SETI Aldo Nelson Bona0682

Alldo Bona (foto) vai comandar um sistema estadual que envolve cerca de 95 mil estudantes, 7.685 docentes e 8.847 agentes universitários.

Transformada em superintendência geral em 2019, a Seti voltou a ser uma secretaria, neste mês, após a posse do governador Ratinho Junior (PSD), que nomeou o professor Aldo Nelson Bona para continuar à frente da pasta para os próximos quatro anos.

Na prática, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná reingressa no primeiro escalão do governo, formado por outras 23 secretarias, considerando o papel que as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), incluindo a Universidade Estadual de Maringá, desempenha para o desenvolvimento do Estado.

Ex-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Bona, em seu segundo mandato consecutivo, vai ser o responsável por coordenar a formulação e implementação de políticas públicas nesta área, investindo no aprimoramento das universidades estaduais por meio de programas e projetos estratégicos de governo e de interesse da sociedade, e ainda no fomento às atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação.

O Sistema Estadual de Ensino Superior engloba, além da UEM, as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar), mais as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público Municipal. Isso envolve cerca de 95 mil estudantes regularmente matriculados, em 381 cursos de graduação, 304 de especialização, 196 de mestrado e 92 cursos de doutorado, com a atuação de 7.685 docentes (90% com títulos de mestre e doutor) e 8.847 agentes universitários.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, deseja sucesso ao secretário Bona, entendendo que a valorização da educação superior pública estadual sempre continuará trazendo progresso para a sociedade em geral. Vanalli diz que as universidades estaduais têm papel fundamental na formação de profissionais qualificados, condição essencial para a elevação da qualidade de vida da população e para os desenvolvimentos econômico, social e cultural do Paraná.

Perfil do secretário

Aldo Bona é graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em convênio com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi reitor da Unicentro, onde é professor adjunto; presidiu a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).