Premio Acir 2022

Premiação é realizada anualmente para as melhores pesquisas na especialidade médica

A equipe de reumatologia que atua no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) conquistou três prêmios Dr. Acir Rachid. O anúncio dos vencedores aconteceu durante o jantar de final de ano da Sociedade Paranaense de Reumatologia.

Na categoria relato de caso, a equipe do Programa de Programa de Residência Médica em Reumatologia, conquistou o primeiro e o terceiro lugares, respectivamente com os trabalhos “Osteólise Carpotarsal Multicêntrica: Um Importante Diagnóstico Diferencial de Artrite Idioápatica Juvenil” e “Raquitismo Hipofosfatêmico Ligado ao x em Adulto: Relato de Caso”.

Já na categoria trabalho original, o grupo ficou com o segundo lugar com o trabalho “Hiperostose esquelética idiopática difusa (dish) - prevalência no Brasil e suas associações clínicas”. Todas as pesquisas contaram com a participação de alunos e professores do Departamento de Medicina (DMD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O Prêmio Dr. Acir Rachid de Reumatologia foi instituído pela SPR em 2005, e é conferido anualmente as melhores pesquisas na especialidade.  Acir Rachid, foi criador da disciplina de Reumatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a primeira desta especialidade em universidades públicas federais. Deixou importante legado para a reumatologia paranaense e brasileira.