2022 07 15 Relatorio Onibus Hemocentro 2

O ônibus é adaptado para realizar as coletas, fundamentais para manter o bom nível dos estoques de sangue 

A nova unidade móvel do Hemocentro Regional de Maringá, adquirida a pouco mais de um ano, realizou 17 coletas externas de sangue e esteve em 13 municípios da região em 2022. Essa modalidade é importante, pois possibilita que moradores de outras cidades possam fazer a doação, contribuindo para fidelização e manutenção dos estoques de sangue.

Durante este ano, as coletas externas atenderam aproximadamente 1400 doadores, coletando mais de mil bolsas de sangue. As coletas externas na região da 15 Regional de Saúde foram em atendimento às solicitações de prefeituras e secretarias municipais de saúde, associações de doadores, sindicatos, entidades não governamentais e empresas privadas que foram corresponsáveis pela organização e sucesso das campanhas.

O diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Junior, destaca que a realização deste trabalho foi possível graças a diminuição dos casos de Covid-19 e foram fundamentais para manter os níveis adequados dos estoques de sangue. “A volta da coleta externa resultou em um número muito expressivo de bolsas, e por isso agradecemos imensamente a todos os parceiros e solicitantes que contribuíram com nosso trabalho”.

A última coleta foi realizado no dia 15 de dezembro na cidade de Nova Esperança. Para aqueles que quiserem solicitar a coleta externa em 2023 é necessário realizar o contato e articulação com a equipe de Captação do Hemocentro por meio do telefone 3011-9151.