WhatsApp Image 2022 12 21 at 15.02.46

Previsão para início das atividades será no ano de 2023, com coordenação dos trabalhos a cargo do EPP

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli participou de uma reunião de trabalho, na cidade de Toledo. Durante o encontro foi dado início à construção do protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e Educacional entre a UEM e o Parque Tecnológico BIOPARK.

O trabalho de prospecção e aproximação coube ao professor Jacó Gimennes, vice-reitor na gestão 1986-1990 e que na atual gestão ocupa o cargo de Assessor Universidade-Sociedade.

O objetivo da parceria é aproximar e integrar as organizações, para identificar os interesses mútuos. Além de conhecer os valores e as oportunidades de ações conjuntas para uma cooperação científica.

A previsão para início das atividades será no primeiro trimestre de 2023, com coordenação dos trabalhos a cargo do Escritório de Projetos (EPP), este criado no início da gestão do reitor Leandro Vanalli e da vice-reitora Gisele Mendes, para implementar o relacionamento estratégico entre universidade e sociedade.

Segundo Vanalli, o EPP fará a integração dos departamentos, cursos e órgãos que demonstrarem interesse e apresentarem e propostas que se adequem ao Protocolo UEM-BIOPARK.

Parque Tecnológico

Luiz Donaduzzi e Carmen Donaduzzi, egressos do curso de Farmácia da UEM, fundaram, no município de Toledo, região oeste do Paraná a Prati-Donaduzzi, hoje, líder na área de medicamentos genéricos, com 5 mil colaboradores e faturamento anual de 2 bilhões de reais. A partir dos lucros da empresa, os fundadores puderam investir em um projeto que associasse ciência, tecnologia, educação e negócios. Assim, em 2016, nascia o Parque Tecnológico BIOPARK, em Toledo. Hoje, o filho do casal, Victor Donaduzzi, egresso de Química pela UEM, também está à frente dos empreendimentos da indústria e do Parque Tecnológico.

O encontro em Toledo foi realizado no dia 15 de dezembro. Também participaram o pró-reitor de Ensino da UEM, Marcos Vinícius, o coordenador técnico do Escritório de Projetos, o economista Sidinei Silvério da Silva, os assessores Jacó Gimennes e Donizete Aparecido de Souza. Estiveram presentes também os empreendedores Carmen Donaduzzi, Victor Donaduzzi e os diretores da Prati- Donaduzzi, Paulo de Almeida e Paulo Rocha.