WhatsApp Image 2022 12 16 at 17.56.16

Acordo tem objetivo de desenvolver pesquisa para a validação de biofertilizante produzido pela agropecuária

A formalização do acordo de parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Agropecuária Estrela da Manhã (AEM) foi realizada na manhã desta sexta-feira (16), no Câmpus Regional de Umuarama, com a presença do reitor Leandro Vanalli e do empresário Maurício Gonçalves Garcia Cid.

A parceria entre a universidade e a empresa vem sendo construída desde 2021 por meio do Grupo de Pesquisa Aplicações Tecnológicas de Produtos Naturais (ATPN), no câmpus Umuarama, coordenado pela professora do Departamento Tecnologia, Cristiane Mengue Feniman Moritz, e com a participação do professor do Departamento de Ciências Agrárias, Julio César Guerreiro.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa ATPN estão vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, na modalidade de mestrado acadêmico, que é associado entre a UEM e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os estudos da equipe são voltados para a cadeia produtiva de óleos essenciais, considerado o principal produto gerado para vários segmentos industriais brasileiros e de exportação, como fabricantes de produtos de limpeza, de cosméticos, de aromaterapia, de produtos veterinários, agrícolas, sanitizantes e outros.

A proposta do acordo de parceria tem o objetivo de desenvolver um projeto de pesquisa para a validação do biofertilizante fabricado pela AEM com os co-produtos gerados na produção de óleos essenciais, principalmente o resíduo sólido vegetal. O biofertilizante sólido é indicado como substrato natural e orgânico para a produção de mudas vegetais.

A pesquisa contará com recursos do Programa Inovacred da Financiadora de Estudo e Projeto (Finep), agência vinculada vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, que visa apoiar Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs).

O acordo de parceria entre a UEM e a AEM está sendo considerado pioneiro pela Finep e será um incentivo para outras oportunidades de cooperação da UEM com empresas privadas, buscando a realização de projetos de pesquisa para atender as demandas de inovação da iniciativa privada.