2022 12 16 Formatura ILG 1174

Formatura foi realizada no auditório do Hospital Universitário; 39 formandos receberam o certificado

Galeria

Em clima de festa, o Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá (ILG/UEM) realizou, ontem (15), às 20h, no auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá(HUM), a formatura dos 39 alunos do segundo semestre de 2022. Sendo 31 alunos do curso de língua inglesa e 8 de língua espanhola. Destes estudantes, 3 receberam o prêmio “Eliana Maria Martins Moreira”, por terem alcançado a maior média geral do curso.

A mesa de honra da solenidade foi composta pela vice-reitora Gisele Mendes, que presidiu a sessão. Também fez parte da mesa o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva; a chefe do Instituto de Línguas, Soraya Christina Maldonado Cabrini; a coordenadora pedagógica do ILG, Marluci Muniz Ritondim; as professora Kátia Cibele Juliani Vecchi e Milena Paula de Oliveira Alonso, do curso de Língua Inglesa, e a professora Sonia Frade de Sousa Silva do curso de Língua Espanhola.

Gisele Mendes, que também foi aluna do ILG, disse que o estudo de línguas abriu portas na sua vida acadêmica, principalmente o espanhol, que lhe possibilitou estudar doutorado na Espanha.“Tudo está concatenado, o idioma nos abre para a cultura, tira o preconceito da nossa cabeça, traz a integração, inclusão e facilita a comunicação entre os povos. Devo muito da minha história ao ILG", pontou a vice-reitora. E falando diretamente aos formandos disse: "vocês fizeram uma ótima escolha ao estudar idiomas no ILG”.

A professora Soraya aproveitou para reafirmar que o aprendizado da língua estrangeira proporciona ao estudante o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional. Atualmente o mercado está considerando o domínio de um outro idioma como pré-requisito básico. Ressaltou ainda que o Instituto de Línguas desempenha um papel importante em Maringá, pois, cria um elo entre a universidade e a comunidade externa.

O pró-reitor da PEC afirmou que o instituto é um centro de excelência em línguas, e que possui um time muito qualificado e com grande potencial para "sonhar e fazer acontecer". Frisou que o ILG está passando por mudanças na  estrutura organizacional, adequando-a aos novos desafios, além da elaboração do planejamento trienal, que, juntos, elevarão ainda mais a qualidade dos serviços prestados, transformando o ILG em referência no estado do Paraná. Por fim, o pró-reitor encerrou parabenizando os formandos, dizendo que eles eram a razão do evento estar ocorrendo. E afirmou que os alunos do instituto serão os grandes beneficiados com as mudanças em andamento.