2022 12 13 Apresentação Coral 20 Anos da Musica0407

Repertório musical diversificado e eclético agradou o público que em vários momentos cantou junto com os corais

Galeria

O repertório musical diversificado, como canções de MPB, do pop internacional, de vocal jazz, do folclore brasileiro, músicas sacras, entre outros ritmos, fez o público cantar junto com os três corais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que se apresentaram ontem (13) no 3º Sarau Coral.

Sob a direção musical da professora Andréia Anhezini, do Departamento de Música e Artes Cênicas, o Coro Escola Universitário, o Coro do Laboratório de Regência e o Coro do Curso de Graduação em Música se alternaram no palco durante o evento que celebrou os 20 anos do curso de graduação em Música da UEM. O espetáculo foi realizado no auditório da Biblioteca Central (BCE), no câmpus sede da universidade.

Antes de iniciar as apresentações, a vice-reitora Gisele Mendes foi convidada a se pronunciar. Ela exaltou o papel da cultura, inclusive como direito constitucional. Destacou um pouco da história da graduação, implantado em 2002, e da pós-graduação, iniciada em 2019, com o curso de mestrado. Ela lembrou ainda que a música está na UEM muito antes disso, com registro de atividades de diferentes coros musicais desde 1973. Além da oferta do curso técnico em música desde 1994.

Gisele falou da importância de fortalecer o curso de Música que sofre não só com a falta de pessoal, mas também por conta de uma estrutura física precária e inadequada. A vice-reitora afirmou que a Reitoria irá se empenhar para oferecer um bloco próprio com boa acústica e salas que atendam às características do curso. Uma notícia que foi recebida pelos presentes com aplausos de aprovação.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva, além de cumprimentar a todas as pessoas presentes, deixou claro que o público presenciaria naquela noite uma pequena mostra da excelência que a UEM produz em termos de conhecimento, arte e cultura. Ao desejar um bom evento, fez o convite para que a plateia se deleitasse com o espetáculo.

O diretor de Cultura da UEM, Vinicius Stein, também aproveitou a ocasião para parabenizar e reconhecer a importância dos 20 anos do curso de Música. Segundo ele, o 3º Sarau Coral apresentou bonitos exemplos do competente trabalho musical desenvolvido dentro da universidade. “A Diretoria de Cultura seguirá realizando ações integradas com o curso de Música e outras da área para potencializar as Artes na UEM", disse.

Além de ajudar a divulgar os projetos dos corais para toda a comunidade, o evento promoveu a integração e a troca de experiência artística entre os grupos.