5a59a328 e041 4561 a3dd 6a52d3283ebe

Evento foi organizado pela Prefeitura; a universidade apresentou seu potencial para o desenvolvimento do setor

Crédito das fotos: Andye Iore/PMM.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) marcou presença na Pré-Conferência Municipal de Turismo, realizada nesta terça-feira (5) no Hotel Metrópole, em Maringá. O encontro foi uma prévia da 2ª Conferência Municipal do Turismo, que acontecerá nos dias 14 e 15 de abril de 2023, e que foi instituída pelo decreto número 1876/2022, assinado pelo prefeito Ulisses Maia (PSD).

O professor Manoel Jacó Garcia Gimenes. vice-reitor da UEM na gestão 1986 a 1990, presidente de honra da pré-conferência, foi chamado a conduzir os trabalhos.

Além de representantes de vários setores da UEM, a Pré-Conferência contou com a participação de profissionais e representantes do segmento, como hotéis, restaurantes, bares, eventos, transportes, lazer, agências, guias, entre outros. A proposta foi debater, em diferentes eixos temáticos, políticas públicas para o fortalecimento do turismo e ações que possam fomentar o setor na cidade.

Potencial: O pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Rafael da Silva, apresentou o potencial da UEM para o desenvolvimento do turismo em Maringá. Ele falou, por exemplo, na expertise da universidade na capacitação de pessoas que atuam nos diversos segmentos do setor, citando em especial a oferta de cursos de línguas.

9efb8016 2e46 4eaa b156 e2bc07eb0258

Rafael Silva diz que os cursos de línguas para trabalhadores do setor seriam uma das contribuições da UEM

Vale dizer que a UEM conta com o Instituto de Línguas (ILG), que hoje é chefiado pela professora Soraya Maldonado Cabrini. E que dentro do instituto há um projeto permanente denominado Cursos de Idiomas para Públicos Específicos, também conhecido pela sigla Cipe. O objetivo é ofertar cursos de idiomas não disponíveis na base regular do ILG, atendendo assim um público mais amplo.

“A partir do projeto Cipe, o ILG poderia adaptar os cursos para diversas demandas do setor hoteleiro, de bares e restaurantes, visando melhor atendimento aos turistas estrangeiros que visitam Maringá e têm dificuldade de se comunicar em português”, exemplificou o pró-reitor, acrescentando que outras demandas poderiam ser atendidas como a oferta de cursos nas áreas administrativa e de gestão.

Silva ainda lembrou o potencial da UEM no turismo de eventos. Além dos concursos vestibulares, que anualmente atraem milhares de jovens para a cidade, a universidade também organiza uma série de eventos científicos, de pequeno a grande porte, e muitos deles de âmbito nacional e até internacional. “São eventos que trazem muitos participantes e que movimentam o setor hoteleiro, bares, restaurantes, comércio e serviços”, disse.

centro de eventos

Teatro e Centro de eventos da UEM: obras estão paradas por falta de recursos

O pró-reitor também cita o projeto do Teatro e Centro de Eventos da UEM, com capacidade média de 1.700 pessoas, em uma área de cerca de 5 mil m². Além de teatro, o espaço prevê seis salas de apoio e estacionamento em seu entorno para aproximadamente mil veículos, incluindo vagas para ônibus. O projeto ainda engloba um auditório capaz de abrigar mil pessoas, foyer com cyber café e salas para minicursos.

Segundo ele, esse Centro de Eventos tem capacidade para suprir as demandas das comunidades interna e externa, entretanto a obra ainda não foi concluída por falta de recursos.

“Um centro de convenções com esse porte seria estratégico no atendimento de uma demanda crescente no turismo de evento e cultural” acena o pró-reitor, defendendo que a sociedade como todos os atores políticos, econômicos, e entidades organizadas assumam essa pauta.

“A UEM tem muito a contribuir para o setor de turismo, mas precisa de apoio e engajamento da comunidade”, finalizou o pró-reitor, defendendo o estreitamento das parcerias, numa forma mais dialógica, entre universidade e comunidade. Silva ainda aproveitou para lembrar dos projetos no âmbito da cultura, incluindo o do Museu da Bacia do Paraná. A ideia "é devolvê-lo para a comunidade e colocá-lo na rota cultural do município e da região".