aids awareness sign red ribbons on white wooden table background with condom world aids day concept the health help care support hope illness healthcare concept

Ação será nesta quinta e faz parte das atividades do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro, e com a finalidade de conscientizar sobre a prevenção e a importância de realizar o diagnóstico antecipado do HIV, a equipe do Ambulatório Médico e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (AMB/UEM) vai distribuir, gratuitamente, autoteste de HIV e preservativos (femininos e masculinos). A ação será realizada amanhã (1º), às 11h, no Bloco 6, no câmpus sede da UEM.

O evento, que é destinado à comunidade universitária, contará com a presença e apoio do reitor Leandro Vanalli e da vice-reitora Gisele Mendes.

Citando dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), setor da Secretaria Municipal de Saúde responsável pelas ações de promoção, prevenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis, o coordenador do ambulatório da UEM, Sérgio Ricardo Silva afirma que casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), o que inclui HIV e sífilis, vem aumentando, principalmente na Zona 7, região onde está instalada a UEM, daí a importância de ações preventivas.

De acordo Silva, serão dispostos os testes para HIV em locais de fácil acesso no bloco, “assim as pessoas não precisam ser identificadas”. Segundo o coordenador o autotexto é muito prático e fácil de ser realizado. “Basta acionar o QR Code estampado na caixa para obter as explicações necessárias e  seguir o protocolo necessário.

Caso o teste dê positivo, a orientação é buscar o atendimento no CTA, localizado na Rua Tabaetê, esquina com a Rua Assunção ou ligar para 3293-8330.

Para entrar em contato com o Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM o fone é (44) 3011-4266.