imagem 5 site

Projeto Afavi é desenvolvido dentro do curso de Educação Física da UEM, no câmpus de Ivaiporã

Galeria de fotos

Atletas do projeto de extensão Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí (Afavi), desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Câmpus Regional do Vale do Ivaí, foram os vencedores na décima edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajap’s), na modalidade masculina do Atletismo DI (deficiência intelectual). As competições foram realizadas de 13 a 15 de novembro, no município de Londrina.

No Atletismo competiram atletas com diferentes tipos de deficiências em diversas classes, sendo realizadas aproximadamente cem provas, com a participação de 50 municípios, na pista de atletismo da Universidade Estadual de Londrina.

Os atletas Diego de Souza Vieira, Henrique Mitsuo Albanes Ueki, Valdeir Moreira Donizete, Valdinei Silva e Souza e Wellinton de Souza Francelino, do projeto da UEM, alcançaram 166 pontos. Os resultados foram os seguintes: primeira colocação nas provas de 5.000m, 1.500m, 800m, revezamento 4x100m, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em altura e salto triplo; segunda colocação nas provas de 400m, salto em altura, lançamento de dardo; e terceira colocação nas provas de 100m T20, 100m e 200m na classe T37.

Segundo o professor Ewerton Davy Marques Silva, treinador da equipe, a experiência e o tempo de trabalho com esses atletas é o diferencial para tantas conquistas. “Assim, reforço o objetivo de buscarmos novos atletas para que Ivaiporã possa seguir sendo referência no paradesporto também em nível nacional”, afirmou.

imagem 1

Ricardo Alexandre Carminato e Andréia Paula Basei posam ao lado dos atletas campeões

Desde 2015: O Projeto Afavi/UEM foi criado em 2015 pelo professor Ricardo Alexandre Carminato e, atualmente, é coordenado pela professora Andréia Paula Basei. Os dois avaliam de forma positiva a participação nos Jogos, destacando o bom resultado alcançado pelos atletas como reflexo da qualidade do trabalho desenvolvido durante os sete anos de existência da iniciativa, colocando Ivaiporã como referência do paradesporto na modalidade em nível estadual.

Para a coordenadora, as inúmeras parcerias firmadas com a Prefeitura de Ivaiporã e com o Núcleo Regional de Educação, além do apoio da direção do câmpus, também são de extrema importância para o desenvolvimento do projeto e, consequentemente, para os resultados alcançados.  “Com esses apoios já traçamos como meta para o próximo ano, quando os Parajap’s serão realizados em Foz do Iguaçu, ampliar o número de atletas e trazer o título de campeão geral da modalidade”.

O diretor de esportes e lazer do município de Ivaiporã, Marcelo Kloster, diz estar bem satisfeito com as conquistas. “Isso só é possível graças à parceria nesse projeto desenvolvido pelo curso de Educação Física da UEM em Ivaiporã, e unindo esforços de dois órgãos públicos. Hoje temos a certeza de que estamos no caminho certo para atender as pessoas com deficiência no âmbito esportivo”, finaliza o diretor.

Sobre o projeto: Com a proposta de promover a integração e inclusão social das pessoas com deficiência através do esporte, o projeto “já conseguiu muitas conquistas tanto no âmbito da promoção da integração e inclusão social, saúde e qualidade de vida por meio do estímulo à prática esportiva, quanto no âmbito do esporte de rendimento, dentre eles campeões paranaenses, brasileiros e um mundial com quebra de recorde na modalidade de atletismo na classe T20, para deficientes intelectuais”, segundo a coordenadora, Andréia Paula Basei.

Pessoas a partir de 5 anos de idade e com deficiências física, intelectual ou sensorial podem ser atendidas pela UEM no projeto Afavi. Os interessados em participar (ou seus responsáveis) devem enviar um e-mail para apbasei@uem.br para receber instruções iniciais. As atividades são desenvolvidas às segundas, quartas e sextas na pista de atletismo do Complexo Esportivo Sapecadão/UEM, em Ivaiporã. A participação é gratuita.