WhatsApp Image 2022 10 31 at 15.27.52

 É a Semana Afro-Brasileira da UEM, que será aberta na quinta (3); inscrições estão abertas

Nos dias 3 e 4 de novembro, ocorrerá a 16ª Semana Afro-Brasileira da Universidade Estadual de Maringá (UEM), organizada pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab). Sob o tema Somos os primeiros e não seremos os últimos, a programação engloba palestras, apresentações culturais e rodas de conversas. A proposta é discutir as políticas para presença e permanência negra na universidade, assim como as estratégias para o combate ao racismo e promoção da igualdade racial. 

 Segundo Delton Aparecido Felipe, professor do Departamento de História da UEM e vice-coordenador do Neiab, “enquanto ação afirmativa, as cotas voltadas para população negra devem ser pensadas por meio do acesso, permanência material e simbólica de sucesso. Por isso, a Semana foi pensada como apoio à gestão da UEM, na discussão de estratégias para ingresso de pessoas negras na instituição, bem como garantias de permanência destas pessoas por meio de políticas afirmativas”, afirma o professor.

Para a palestra de abertura da Semana, na quinta-feira (3), às 19h, no auditório 29 de abril, no Bloco I-12, sob o tema Somos a Herança dos Nossos Ancestrais, foi convidada a professora Vera Rodrigues, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Além de ser uma estudiosa da temática, ela tem experiência na gestão para ações afirmativas, com contribuições para a estruturação de programas em diversas instituições” 

 As inscrições podem ser feitas por meio do link da bio: @semanaafrouem no instagram. No mesmo endereço também é possível consultar a programação completa.Os participantes inscritos nos eventos receberão certificados de horas.