Observatório das Metropolis

Lei foi sancionada e processo de criação contou com a participação de profissionais do núcleo do Observatório na UEM

O Programa Municipal de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) foi instituído pela Lei 11.451/2022, sancionada pelo poder executivo na última terça-feira (25),  em Maringá. O objetivo é promover moradia digna à população em situação de vulnerabilidade social, por meio de serviços técnicos gratuitos em arquitetura e engenharia. 

O projeto foi desenhado pela Prefeitura de Maringá com a colaboração do Grupo de Estudo de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (GEATHIS), em parceria com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) e financiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)/PR.

O grupo contou ainda com a participação e apoio de integrantes do Observatório das Metrópoles da Universidade Estadual de Maringá (UEM), como a pesquisadora Pollyana Machiavelli; a então coordenadora do Observatório e atual vereadora, professora Ana Lucia (PDT),  e o engenheiro civil Samir Jorge, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge).

A expectativa é de que o programa seja colocado em prática a partir de 2023.